Depoimentos de alunos surdos sobre o cotidiano escolar na linguagem de vídeo

Autores

  • Lucia Helena Reily

Palavras-chave:

Inclusão, Aluno Surdo, Professor Reflexivo

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa para a produção do vídeo "Professor, aqui quem fala é seu aluno surdo", relatando a coleta de depoimentos com alunos surdos e a classificação das falas que geraram o material no qual o roteiro do filme foi baseado. O objetivo do projeto foi elaborar um filme em animação, com intuito de oferecer à escola um suporte para a reflexão do professor sobre a inclusão de alunos surdos. As cenas procuram representar a problemática da inclusão pela ótica dos alunos surdos, visando a sensibilização do educador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BELLÉS, Rosa. LÜUé dicen los sordos adultos de la educación de los ninas sordos? ln: lnfanciayaprendizaje. V.69-70; p.61-74, 1995.

CITELLI, Adilson (Coord.). Outras linguagens na escola -publicidade, cinema e TV, rádio, ogos, informática. São Paulo: Cortez Editora, 2000, 253p.

GÓES, Maria Cecília Rafael de. Linguagem, Surdez e Educação. Campinas: Autores Associados, 1996, 90 p.

LACERDA, Cristina B.F de. A questão comunicativa na experiência escolar de alunos surdos. Lacerda, Cristina B.F de; Panhoca, Ivone. (Org.) Tempo de fonoaudiologia. Taubaté, SP: Cabral Editora Universitária, 1997,p.125-135.

LUCHESI, Maria Regina. Histórias de vida-uma possibilidade de compreensão do surdo. Dissertação de Mestrado. PUC-SP, 1997, 164 p.

MACHADO,Arlindo. Aartedovídeo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997, 225 p.

NÓ VOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995, 213 p.

SOUZA, Regina de. Que palavra que te falta? Linguística e educação: considerações epistemológicas a partir da surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 216 p.

Downloads

Publicado

2001-11-30

Como Citar

Reily, L. H. (2001). Depoimentos de alunos surdos sobre o cotidiano escolar na linguagem de vídeo. Revista De Educação PUC-Campinas, (11). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/334

Edição

Seção

Artigos