Depoimentos de alunos surdos sobre o cotidiano escolar na linguagem de vídeo
Palavras-chave:
Inclusão, Aluno Surdo, Professor ReflexivoResumo
Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa para a produção do vídeo "Professor, aqui quem fala é seu aluno surdo", relatando a coleta de depoimentos com alunos surdos e a classificação das falas que geraram o material no qual o roteiro do filme foi baseado. O objetivo do projeto foi elaborar um filme em animação, com intuito de oferecer à escola um suporte para a reflexão do professor sobre a inclusão de alunos surdos. As cenas procuram representar a problemática da inclusão pela ótica dos alunos surdos, visando a sensibilização do educador.
Downloads
Referências
BELLÉS, Rosa. LÜUé dicen los sordos adultos de la educación de los ninas sordos? ln: lnfanciayaprendizaje. V.69-70; p.61-74, 1995.
CITELLI, Adilson (Coord.). Outras linguagens na escola -publicidade, cinema e TV, rádio, ogos, informática. São Paulo: Cortez Editora, 2000, 253p.
GÓES, Maria Cecília Rafael de. Linguagem, Surdez e Educação. Campinas: Autores Associados, 1996, 90 p.
LACERDA, Cristina B.F de. A questão comunicativa na experiência escolar de alunos surdos. Lacerda, Cristina B.F de; Panhoca, Ivone. (Org.) Tempo de fonoaudiologia. Taubaté, SP: Cabral Editora Universitária, 1997,p.125-135.
LUCHESI, Maria Regina. Histórias de vida-uma possibilidade de compreensão do surdo. Dissertação de Mestrado. PUC-SP, 1997, 164 p.
MACHADO,Arlindo. Aartedovídeo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1997, 225 p.
NÓ VOA, António. Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1995, 213 p.
SOUZA, Regina de. Que palavra que te falta? Linguística e educação: considerações epistemológicas a partir da surdez. São Paulo: Martins Fontes, 1998. 216 p.