A avaliação e seu potencial inovador nos processos de formação na área de ciências exatas e engenharias
Palavras-chave:
Formação de Professores, Conceitos de Avaliação, Avaliação de AprendizagemResumo
Este estudo sistematiza as principais idéias ligadas ao campo da avaliação da aprendizagem - nosso recorte temático - trazidas pelos pesquisadores atuantes na Área de Ciências Exatas e Engenharias. Tais pesquisadores, tidos como referência tanto no campo profissional quanto do ensino, foram entrevistados por meio de correio eletrônico ou de modo presencial, conforme um roteiro preparado com a questões. O interesse em estudar as mudanças que estão ou devem ocorrer nos cursos de graduação desta Área, para atender às demandas da sociedade globalizada, acarreta a necessidade de tentar entender as inevitáveis alterações que se colocam como imperiosas no campo da avaliação da aprendizagem.
Downloads
Referências
BORDIEU, P & CHAMPAGNE, P. Os excluídos do interior. In: NOGUEIRA, M.A. & CATANI. A (Org). Escritos da Educação. 3.ed. Petrópolis Vozes, 2001.
FREITAS, L.C.. Crítica da organização do trabalho pedagógico e da didática . Campinas, SP: Papirus, 1995.
GOERGEN, Pedro. A Avaliação Universitária na Perspectivas da Pós-Modernidade. In: Sobrinho, José Dias e Ristoff, Dilvo l (Orgs.). Universidade Desconstruída: avaliação institucional e resistência. Florianópolis, SC, Insular, 2000
KUENZER, A.Z. As mudanças no mundo do trabalho e a educação: novos desafios para a gestão. In: Ferreira, N.S. Carapeto (Org). Gestão democrática da educação; atuais tendências, novos desafios. SP: Cortez, 1998.
KUENZER, A.Z. O que muda no cotidiano da salas de aula universitária com as mudanças no mundo do trabalho? In: (CASTANHO, s & CASTANHO, M.E. (Org). Temas e textos em Metodologia do Ensino Superior . Campinas, Sp: Papirus, 2001.
MORINI E. Complexidade e transdisciplinaridade a reforma da universidade e do ensino fundamental Natal: EDUFRN, 1999.
PERRENOUD, P. A pedagogia na escola das diferenças: fragmentos de uma sociologia do fracasso 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2001.
PERRENOUD, P; PAQUAY, L; ALTED. M;CHARLIER,E (Org). Formando professores profissionais. Quais estratégias? Quais
competências? 2.ed., Porto Alegre, Artmed, 2001.
RICUPERO, R. A miséria do Brasil e do Mundo Folha SP cad B2, 2002, (03/02/02).
SORDI, M. R.L. Problematizando o papel da avaliação da aprendizagem nas metodologias inovadoras na área da Saúde. Revista de Educação PUC-Campinas, nº 9, p.52_65, dezembro 2000.