Docência e inovação na área de ciências exatas e engenharias

Autores

  • Maria Eugênia de Lima e Montes Cantanho

Palavras-chave:

Técnica de Ensino de Engenharia, Ser professor, Inovação em Educação

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de um sub-projeto da Pesquisa Coletiva que encaminha a temática das técnicas de ensino para a grande questão atual da inovação em educação, a partir de quatro categorias emergentes dos dados obtidos nas entrevistas com diretores e coordenadores de cursos da Área de Ciências Exatas e Engenharias. As categorias são: “ser” professor; a influência de professores marcantes (positiva ou negativamente); o trabalho docente inovador; e a função de coordenador ou diretor facilitando inovações. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BIREAUD, Annie. Os métodos pedagógicos no ensino superior. Porto: Porto editora, 1995.

BOM MEIHY, José Carlos Sebe. Manual de História Oral. 2. ed., São Paulo: Loyola, 1998.

CASTANHO, Maria Eugênia. Professores e Inovações. In: CASTANHO, Sérgio E. M.,

CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora, Campinas, SP: Papirus, 2000.

CHAUÍ, Marilena. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, Hélgio (Org.). Universidadeem ruínas na república dos professores. Petrópolis, RJ: Vozes/ Porto Alegre/ Rio Grande do Sul CIPEDES, 1999.

CUNHA, Maria Isabel. O professor universitário na transição de paradigmas. Araraquara. SP: JM, 1998.

ESTEVE, José Manuel. O mal-estar docente-. a sala de aula e a saúde dos professores. Bauru, SP: EDUSC, 1999.

LEITE, Denise, MOROSINI, Marília (Orgs.). Universidade futurante: produção do ensino e inovação. Campinas, SP: Papirus, 1997.

PIMENTEL, Maria da Glória. O professor em construção. Campinas, SP: Papirus, 1993.

PRISE Programa de Reformas e Inversiones en el Sector Educación. Manual de Gestión para la elaboración, ejecución yevalución de Proyectos Innovadores en la Provincia de Misiones, Argentina. Misiones: Cigram Imprenta editorial, 1999.

RUDDUCK, Jean. Reflexiones sobre el problema del cambio en las escuelas. In: VEIGA, IIma P. A., CASTANHO, Maria Eugênia L. M. (Orgs.). Pedagogia universitária-. a aula em foco, Campinas, SP: Papirus, 2000.

SNYDERS, Georges. A alegria na escola . São Paulo: editora Manole, 1988.

SNYDERS, Georges. Feliz na universidade . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

SNYDERS, Georges. Alunos felizes. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.

VILLA, Fernando Gil. O professor em face das mudanças culturais e sociais. In: VEIGA, llma et alii. Aula universitária e inovação. Campinas, SP: Papirus, 2000.

ZEICHNEFI, Kenneth M. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador acadêmico. In: GERALDI, Corinta M.G. et al. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente, professor(a)-pesquisador(a). Campinas, SP: Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1998.

Downloads

Publicado

2002-06-30

Como Citar

Cantanho, M. E. de L. e M. (2002). Docência e inovação na área de ciências exatas e engenharias. Revista De Educação PUC-Campinas, (12). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/324

Edição

Seção

Artigos