A qualidade do ensino na área de ciências exatas e engenharias

Autores

  • Newton Cesar Balzan

Palavras-chave:

Qualidade do Ensino Superior, Metodologia de Pesquisa, Categorias de Análise

Resumo

Apresenta os procedimentos metodológicos do Projeto Coletivo “A questão da qualidade do ensino superior numa sociedade em processo de mudança acelerada: significado, revisão crítica e propostas para seu desenvolvimento”. voltado para as Áreas de Ciências Exatas e Engenharias –entrevistas com professores notáveis, questionários aplicados a alunos concluintes e excertos de comunicações de pesquisadores do COBENGE. O artigo apresenta também uma análise das categorias gerais extraídas dos resultados da pesquisa, a saber: professor, currículo, metodologia de ensino e qualidades necessárias ao profissional da Área. Inclui, ao final, os anexos Roteiro de Entrevista, Questionário da CAINST e Relação dos  professores/profissionais entrevistados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COBENGE - Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia. Anais do XXv1 Congresso, vol. 6, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, p. 2629-2637, 1998.

OLIVEIRA, V.F., Borges, M.M. e MAFREDI, R. In: Anais do XXVI Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia - COBENGE, vol. 6, Universidade São Judas Tadeu, São Paulo, p. 2629-2637, 1998.

PIMENTEL, Maria da Glória. O professor em construção, 3. ed., Campinas, SP: Papirus, 1996.

Downloads

Publicado

2002-06-30

Como Citar

Balzan, N. C. (2002). A qualidade do ensino na área de ciências exatas e engenharias. Revista De Educação PUC-Campinas, (12). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/323

Edição

Seção

Artigos