A importância da leitura para o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental

Autores

  • José Ferreira Simões
  • Beatrice Laura Carnielli

Palavras-chave:

Análise de Discurso, Sociologia da Leitura, Educação Fundamental

Resumo

Este artigo condensa os principais resultados de uma pesquisa sobre o hábito de leitura dos alunos da 4º e 8º séries do Ensino Fundamental. Inicialmente, discute a leitura na visão da sociologia da leitura, do enfoque sociointeracionista e do método de Análise de Discurso. Focaliza divergências entre a leitura teorizada e a praticada na escola. Apresenta uma categorização de alunos leitores segundo os índices de leitura nas 4ªs e 8ªs séries. Demonstra a correlação entre os índices de leitura e o desempenho acadêmico, tomando por base os dados de Língua Portuguesa em correlação com outras disciplinas. Os cruzamentos desses dados asseveram que há forte correlação entre a prática da leitura e o desempenho escolar e, também, estabelecem perfis característicos segundo os "gostos" ou "hábitos" de leitura e os produtos finais decorrentes dos processos leitura-desempenho acadêmico que, em tese, devem ser interativos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.

__________. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 1982.

__________. Pedagogia da autononia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.

__________. MACEDO, Donaldo. Alfabetiza­ção - leitura do mundo / leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 1994.

__________. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.São Paulo: Cortez, 1991.

GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 1997.

LAJOLO EZILBERMAN. Leitura rarefeita: livro e leitura no Brasil. São Paulo: Brasiliense,1991.

LUCKESI, Cipriano Carlos. Prática docente e avaliação. ABT, Estudos e Pesquisas - 44, 1988.

MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1996.

ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 4. ed., São Paulo: Cortez, 1999.

__________. O inteligível, o interpretável e o compreensível. ln. Discurso e leitura. Campinas (SP): Cortez/Edunicamp, 1988, p.101-118.

__________. A leitura e os leitores. Campinas, SP: Pontes, 1998.

__________. (Org.) Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas, SP: Pontes: 1996.

PIAGET. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1993.

ROJO, Roxane. (Org.) Alfabetização e Letra­ mento: perspectivas lingüísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.

SOARES, Magda. ln. BRASIL. Leitura e escrita na sociedade e na escola. Anais do Sistema internacional sobre leitura e escrita na sociedade e na escola. MEC, p. 31-45, 1994.

__________. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1998.

TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. São Paulo: Nacional, 1968.

__________. Educação Progressiva. São Paulo: Nacional, 1968.

VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Downloads

Publicado

2002-11-30

Como Citar

Simões, J. F., & Carnielli, B. L. (2002). A importância da leitura para o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental. Revista De Educação PUC-Campinas, (13). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/318

Edição

Seção

Artigos