A importância da leitura para o desempenho escolar dos alunos do ensino fundamental
Palavras-chave:
Análise de Discurso, Sociologia da Leitura, Educação FundamentalResumo
Este artigo condensa os principais resultados de uma pesquisa sobre o hábito de leitura dos alunos da 4º e 8º séries do Ensino Fundamental. Inicialmente, discute a leitura na visão da sociologia da leitura, do enfoque sociointeracionista e do método de Análise de Discurso. Focaliza divergências entre a leitura teorizada e a praticada na escola. Apresenta uma categorização de alunos leitores segundo os índices de leitura nas 4ªs e 8ªs séries. Demonstra a correlação entre os índices de leitura e o desempenho acadêmico, tomando por base os dados de Língua Portuguesa em correlação com outras disciplinas. Os cruzamentos desses dados asseveram que há forte correlação entre a prática da leitura e o desempenho escolar e, também, estabelecem perfis característicos segundo os "gostos" ou "hábitos" de leitura e os produtos finais decorrentes dos processos leitura-desempenho acadêmico que, em tese, devem ser interativos.
Downloads
Referências
FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994.
__________. Ação cultural para a liberdade e outros escritos. São Paulo: Paz e Terra, 1982.
__________. Pedagogia da autononia. São Paulo: Paz e Terra, 1998.
__________. MACEDO, Donaldo. Alfabetização - leitura do mundo / leitura da palavra. São Paulo: Paz e Terra, 1994.
__________. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam.São Paulo: Cortez, 1991.
GADOTTI, Moacir. Escola cidadã. São Paulo: Cortez, 1997.
LAJOLO EZILBERMAN. Leitura rarefeita: livro e leitura no Brasil. São Paulo: Brasiliense,1991.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Prática docente e avaliação. ABT, Estudos e Pesquisas - 44, 1988.
MANGUEL, Alberto. Uma história da leitura. Rio de Janeiro: Companhia das Letras, 1996.
ORLANDI, Eni Pulcinelli. Discurso e leitura. 4. ed., São Paulo: Cortez, 1999.
__________. O inteligível, o interpretável e o compreensível. ln. Discurso e leitura. Campinas (SP): Cortez/Edunicamp, 1988, p.101-118.
__________. A leitura e os leitores. Campinas, SP: Pontes, 1998.
__________. (Org.) Língua e cidadania: o português no Brasil. Campinas, SP: Pontes: 1996.
PIAGET. Coleção os Pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1993.
ROJO, Roxane. (Org.) Alfabetização e Letra mento: perspectivas lingüísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 1998.
SOARES, Magda. ln. BRASIL. Leitura e escrita na sociedade e na escola. Anais do Sistema internacional sobre leitura e escrita na sociedade e na escola. MEC, p. 31-45, 1994.
__________. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte, MG: Autêntica, 1998.
TEIXEIRA, Anísio. Educação é um direito. São Paulo: Nacional, 1968.
__________. Educação Progressiva. São Paulo: Nacional, 1968.
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1989.