A afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de Pedagogia

Autores

  • Camélia Santina Murgo Universidade do Oeste Paulista
  • Wagner Aparecido Alves Prefeitura Municipal de Tatuí
  • Marcos Vinicius Francisco Universidade do Oeste Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2920

Palavras-chave:

Afeto, Pedagogia, Sala de aula, Relação professor-aluno

Resumo

Esta pesquisa verificou como os alunos de um curso de graduação em Pedagogia concebem a afetividade em sala aula e avaliam a abordagem da mesma na formação inicial. Participaram 25 estudantes do segundo e terceiro anos de uma instituição particular de uma cidade do interior de São Paulo. O estudo é qualitativo de cunho fenomenológico. Na coleta de dados utilizou-se um questionário composto de perguntas abertas e, para a análise, recorreu-se à Análise de Conteúdo. Ao descreverem a afetividade, os participantes reportaram-se a sentimentos relacionados à afeição e à interação entre as pessoas. Ressaltaram que uma relação afetiva em sala de aula pode ser favorável ou não para que os alunos tenham êxito no processo de ensino e aprendizagem, sobretudo, porque a dimensão afetiva de um professor extrapola a dinâmica das relações interpessoais, ao abarcar, inclusive, seus posicionamentos e ações na práxis-pedagógica. Por fim, destacaram a importância da afetividade na relação educativa desde a formação inicial.

Palavras-chave: Afeto. Pedagogia. Sala de aula. Relação professor-aluno.

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Biografia do Autor

Camélia Santina Murgo, Universidade do Oeste Paulista

Camélia Santina Murgo é psicóloga, mestre em Psicologia Escolar e doutora em Psicologia Ciência e Profissão pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Atualmente é docente e coordenadora do Programa de Pós-Graduação do Mestrado em Educação da Universidade do Oeste Paulista.

Wagner Aparecido Alves, Prefeitura Municipal de Tatuí

Wagner Aparecido Alves é graduado em Pedagogia pelas Faculdades Integradas de Jaú. Atualmente atua como professor da Rede Municipal de Tatuí.

Marcos Vinicius Francisco, Universidade do Oeste Paulista

Marcos Vinicius Francisco é doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação pela Faculdade de Ciências e Tecnologia- Universidade Estadual Paulista. Atualmente se encontra em nível pós-doutoral junto a Universidade do Oeste Paulista, universidade onde atua como docente colaborador do Programa de Pós-Graduação em Educação.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Murgo, C. S., Alves, W. A., & Francisco, M. V. (2016). A afetividade na relação professor-aluno: perspectivas de estudantes de Pedagogia. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 211–220. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2920