Ensinando em tempos de incertezas: a re-significação do erro em busca da melhoria da qualidade no ensino
Palavras-chave:
Formação de professores, Re-significação do erro, Qualidade do ensino superiorResumo
A partir do quadro de crises ocorridas nos últimos anos – excessiva racionalização do trabalho e desestruturação do mercado de trabalho, como novas formas de exclusão e desemprego - buscamos relacionar, neste artigo, os tempos de incertezas com as necessárias alterações no processo de ensino e aprendizagem em nível superior. A maioria das escolas superiores ainda adota metodologias de ensino baseadas nas teorias pedagógicas tradicionais, as quais valoram positivamente os acertos e negativamente os erros. Isso tem contribuído para o fracasso escolar e feito com que inúmeras possibilidades de construção de conhecimento tenham sido estancadas, levando estudantes e professores a situações de tensões incompatíveis com as finalidades da educação. Como superar esta visão simplista e reducionista em relação ao erro? Como podemos utilizar pedagogicamente as situações de erro, não só para superá-las como também delas extrair condições viáveis para o estudante alcançar o crescimento almejado, evitando o estigma do fracasso? Entendendo que uma das formas com as quais o docente pode contribuir para a melhoria do ensino seja exatamente agir sobre sua própria atuação e formação, este trabalho visa oferecer subsídios para auxiliar a capacitação dos docentes em instituições de ensino superior.
Downloads
Referências
ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo. Da visão de ciência à organização curricular. ln: ANASTASIOU, Léa das Graças Camargo e ALVES, Leonir Pessate (Orgs.). Processos de ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. Joinville: Editora UNIVILLE, 2003.
BARTOLOMEI, Rogério. Pensando o ensino do futuro com perspectivas humanizadoras: a engenharia civil como pretexto. Faculdade de Educação UNICAMP. Campinas: 2002. 198p. [Tese de Doutorado em Educação] [s.n. t.]
BEHRENS, Marilda Aparecida. A formação pedagógica e os desafios do mundo moderno. ln MASETTO, Marcos (Org.). Docência da Universidade. Campinas: Papirus, 1998.
BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: aspectos introdutórios. ln: BZUNECK, José Aloyseo e BORUCHOVITCH, Evely (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001 a.
BZU N E C K, José Aloyseo .A motivação do ai uno orientado a metas de realização. ln BZUNECK, José AloyseoeBORUCHOVITCH, Evely (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001b.
ESTEBAN, Maria Teresa. O que sabe quem erra? Reflexões sobre avaliação e fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 2001.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. O Dicionário da Língua Portuguesa - Século XXI. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999.
GUIMARÃES, Sueli Édi R. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula". ln: BZUNECK, José Aloyseo e BORUCHOVITCH, Evely (Orgs.). A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. Petrópolis: Vozes, 2001.
D'AMBRÓSIO, Ubiratan. Transdisciplinaridade. São Paulo: Ed. Palas Athena, 1997.
DALTO, Françoise. ACausadosAdolescentes (do original La cause des Adolescents; Éditions Robert Laffont,S.A. Paris, 1988), Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.
DEMO, Pedro. Educação e Qualidade. Campinas: Papirus, 1995.
FRANCO, Maria Laura P. Barbosa. Pressupostos Epistemológicos da Avaliação Educacional. ln: SOUSA, Clarilza Pardo de (Org.). Avaliação do Rendimento Escolar. Campinas: Papirus, 2000.
MORIN, Edgar. A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformara pensamento. RiodeJaneiro: Bertrand Brasil, 2000a.
MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2000b.
PINTO, Neuza Bertoni. O erro com estratégia didática: estudo do erro no ensino da matemática elementar. Campinas: Papirus, 2000.
ROMANOWSKI, Joana Paulin e WACHOWICZ, Lílian Anna. Avaliação: que Realidade é essa? Avaliação - Revista da Rede de Avaliação Instrumental da Educação Superior, Campinas: ano VII, v.7, n.1, p.81-100, 2002.
SORDI, Mara Regina Lemes. A Prática de Avaliação do Ensino Superior: uma experiência na Enfermagem. Campinas: Cortez/PUCCAMP, 1995.
WOODS, Peter. Aspectos Sociais da criatividade do Professor. ln NÓVOA, António (Org.). Profissão Professor. Porto, Portugal: Porto Editora Ltda., 1995.