Transdisciplinaridade como base para reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental com vistas à qualidade da educação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2664Palavras-chave:
Aprendizagem, Ensino, Interdisciplinaridade, Saberes docentes, TransdisciplinaridadeResumo
O presente estudo foi desenvolvido mediante uma pesquisa exploratória, com o objetivo geral de refletir a transdisciplinaridade como atitude favorável para a reconstrução dos saberes docentes no ensino fundamental. Os principais autores que deram sustentação ao estudo foram Edgar Morin, Hilton Japiassu, Akiko Santos, Pierre Weil e Basarab Nicolescu. O estudo teórico propiciou a compreensão da necessidade da concepção transdisciplinar nos processos do ensino e da aprendizagem. A fim de contemplar os objetivos da pesquisa, foram realizadas leituras, discussões e reflexões acerca de textos de Edgar Morin com 150 alunos dos cursos de Pedagogia e Educação Física. Na concepção dos alunos, os estudos e as reflexões sobre os conceitos de Edgar Morin em relação à transdisciplinaridade possibilitaram-lhes espaços de interlocução e apropriação do conhecimento para o desenvolvimento de suas práticas pedagógicas no cotidiano escolar.
Palavras-chave: Aprendizagem. Ensino. Interdisciplinaridade. Saberes docentes. Transdisciplinaridade.
Downloads
Referências
Barbosa, M.C.; Horn, M.G.S. Projetos pedagógcos na educaççao infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.
Cotrim, G.; Fernandes, M. Fundamentos de filosofia. São Paulo: Saraiva, 2010.
Gadamer, H.G. Verdade e método: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. 10.ed. Petrópolis: Vozes, 2008. v.1.
Japiassu, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
Morin, E. O método II: a vida da vida. 3.ed. Portugal: Europa-América, 1999.
Morin, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 8.ed. São Paulo: Cortez, 2003.
Morin, E. Ciência com consciência. 13.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil Ltda, 2010.
Nicolescu, B. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Trion, 1999.
Petraglia, I.C. Edgar Morin: a educação e a complexidade do ser e do saber. Petrópolis: Vozes, 1995.
Santos, A. Complexidade e transdisciplinaridade em educação: cinco princípios para resgatar o elo perdido. Revista Brasileira de Educação, v.13, n.37, 2008, p.71-83.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v13n37/07.pdf>. Acesso em: 20 maio 2013.
Weil, P.; D’Ambrosio, U.; Crema, R.A. Rumo à nova transdisciplinaridade: sistemas abertos de conhecimento. São Paulo: Sumus, 1993.