Avaliação, currículo e história no ensino médio: um campo de relações

Autores

  • Selva Guimarães Fonseca
  • Zeli Alvim de Oliveira

Palavras-chave:

Avaliação da Aprendizagem, Ensino de História, Currículo

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre o currículo, a avaliação da aprendizagem, o ensino de História no nível médio, no atual contexto social, econômico, político e cultural. Algumas indagações orientam a reflexão: como esses elementos constituem-se no processo histórico, político, econômico e social? Quais são as finalidades e relações dentro da escola? Qual ou quais abordagens mais recorrentes na constituição desses elementos, no contexto da educação escolar? Procuramos discutir as concepções de avaliação da aprendizagem e os vínculos dessas concepções com os saberes e as práticas curriculares de História no Ensino Médio na educação escolar brasileira.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AFONSO, A.J. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociolo­ gia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo: Cortez, 2000.

APPLE, M.W. Ideologia e currículo. Tradu­ção de Carlos Eduardo Ferreira de Carvalho. São Paulo: Brasiliense, 1982.

BITTENCOURT, C. Capitalismo e cidadania nas atuais propostas curriculares de história. ln: BITTENCOURT, C. (Org.). O saber históri­co na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003, p.11-27.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Edu­ cação Nacional - Lei nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Brasília: Presidência da República - Subchefia para Assuntos Jurídi­cos, 1996. Disponível em: . Acesso em: 2 nov. 2004.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros curriculares naci­ onais: ensino médio / Ministério da Educa­ção, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasília: MEC; SEMTEC, 2002.

CANIVEZ, P. Educar o cidadão? Tradução de Estela dos Santos Abreu e Cláudio Santoro. Campinas: Papirus, 1991.

CASTANHO, S. Ainda avaliar? ln: CASTA­ NHO, Maria Eugênia L.M.; CASTANHO, S. (Orgs.). O que há de novo na educação superior: do projeto pedagógico à prática transformadora. Campinas: Papirus, 2000, p.159-179.

DELORS, J. Educação: um tesouro a desco­ brir. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2002.

ESTEBAN, M.T. A avaliação no cotidiano es­ colar. ln: ESTEBAN, M.T. (Org.). Avaliação: uma prática em busca de novos sentidos. Rio de Janeiro: DP&A, 2001, p.7-28.

ESTEBAN, M.T. Ser professora: avaliar e ser avaliada. ln: ESTEBAN, M.T. (Org.). Escola, currículo e avaliação. São Paulo: Cortez, 2003.

FONSECA, S.G. Didática e prática de ensi­ no de história. Campinas: Papirus, 2003.

HA YDT, R.C. Avaliação do processo ensi­ no-aprendizagem. São Paulo: Ática, 2004.

HOFFMANN, J. Mitos da avaliação no 2º e 3º graus. ln: HOFFMANN, J. Pontos & contrapontos: do pensar ao agir em avalia­ção. Porto Alegre: Mediação, 2000, p.75-84.

HOFFMANN, J. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.

LOPES, A.C. Identidades pedagógicas projetadas pela reforma do ensino médio no Brasil. ln: MACEDO, E.F.; MOREIRA, A.F.B. (Orgs.). Currículo, práticas pedagógicas e identidades. Porto: Porto Editora, 2002, p.93- 118.

LUCKESI, e.e. Avaliação da aprendiza­ gem escolar. São Paulo: Cortez, 1999.

MACEDO, E.F.; MOREIRA, A.F.B. Currículo, identidade e diferença. ln: MACEDO, E. F.; MOREIRA, A.F.B. (Orgs.). Currículo, práti­ cas pedagógicas e identidades. Porto: Por­ to Editora, 2002, p.11-33.

MOREIRA, A.F.B.; SILVA, T.T. Sociologia e teoria crítica do currículo: uma introdução. ln: MOREIRA, A.F.B.; SILVA, T.T. (Orgs.). Currí­culo, cultura e sociedade. São Paulo: Cortez, 2000.

MORIN,Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. Tradução de Catarina, Eleonora F. da Silva e Jeanne S. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2002.

PERRENOUD, P. Avaliação - da excelên­ cia à regulação das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

ROMÃO, J.E. Avaliação dialógica: desafios e perspectivas. São Paulo: Cortez, 1998.

SACRISTÁN,J.G. O currículo:uma reflexão sobre a prática. Tradução:Ernani F. da Fonse­ ca Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2000.

SILVA, T.T. O currículo como fetiche: a poética e a política do texto curricular. Belo Horizonte: Autêntica,1999.

VASCONCELLOS, C.S. Avaliação: con­cepção dialética-libertadora do processo de avaliação escolar. São Paulo: Libertad, 2000.

VEIGA-NETO, A. Currículo e história: uma conexão radical. ln: COSTA, M.V. (Org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, 1999, p. 93-104.

VILLAS BOAS, B.M.F. A avaliação em cur­ sos de Pedagogia para professores em exer­ cício: desenvolvendo a autonomia intelectu­ al do professor-aluno. ln: JUNQUEIRA, S.R.A.; MARTINS, P.L.O.; ROMANOWSKI, J.P. (Orgs.). Conhecimento local e co­ nhecimento universal: pesquisa, didáti­ ca e ação docente. Curitiba: Champagnat, 2004.

Downloads

Publicado

2006-11-30

Como Citar

Fonseca, S. G., & Oliveira, Z. A. de. (2006). Avaliação, currículo e história no ensino médio: um campo de relações. Revista De Educação PUC-Campinas, (21). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/209

Edição

Seção

Artigos