A educação infantil e a criança com deficiência

desafios e possibilidades

Autores

  • Adriana Cunha Padilha Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1898

Palavras-chave:

Deficiência física, Educação infantil, Escola regular

Resumo

A Infância e a Educação Infantil são temas importantes, que despertam discussões e enfoques diferenciados no tocante às crianças que apresentam deficiências. Os enfoques englobam desde questões biologicistas, psicológicas, assistencialistas, até enfoques ligados à escolarização das crianças de 0 a 6 anos. Esse estudo reflete sobre a permanência e escolarização de uma aluna com deficiência física matriculada em uma escola regular de ensino de Educação Infantil. O método utilizado foi a aprendizagem colaborativa em rede com base em situações do cotidiano escolar. Os resultados apontam para a importância da Educação Infantil na vida dessa criança, existindo possibilidades para promover tanto o acesso quanto a sua permanência no espaço da Educação Infantil regular. Para que esta aluna seja acolhida, necessita-se que os objetivos sejam bem delimitados, requerendo disponibilidade e articulação entre todos os profissionais envolvidos no processo.

 

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Biografia do Autor

Adriana Cunha Padilha, Universidade Federal de São Carlos

Doutoranda, Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Educação Especial. Rod. Washington Luiz, Km 235, Caixa Postal 676, 13565-905, São Carlos, SP, Brasil. E-mail: <adrianacpadilha@hotmail.com>.

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Publicado

2013-06-27

Como Citar

Padilha, A. C. (2013). A educação infantil e a criança com deficiência: desafios e possibilidades. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(1), 55–63. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1898

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas