A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas

momentos de (re)criação da infância

Autores

  • Cláudio Roberto Brocanelli Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"
  • Lizbeth Oliveira de Andrade Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1897

Palavras-chave:

Contação de histórias, Formação do leitor mirim, Imaginação e criação na primeira infância, Literatura infantil, Narrativas

Resumo

Este texto apresenta resultados de um projeto de pesquisa e extensão universitária realizado em 2010 em uma instituição de apoio a crianças e adolescentes, na cidade de Marília, estado de São Paulo. Trata-se de um projeto que focaliza atividades com leituras literárias e contação de histórias como elementos para a formação do leitor mirim e ampliação do seu repertório cultural. As reflexões teóricas apoiam-se nos estudos de Vigotski, Benjamin e Bakhtin. Para a organização das atividades práticas, apoiou-se em autores como Bajard, Freinet e Coelho; a escolha das obras literárias e dos contos seguem critérios descritos no texto. Neste caso, as atividades pautaram-se na intervenção com a finalidade de motivar as crianças e os adolescentes à leitura. Assim, foi possível observar mudanças significativas nos participantes, quais sejam: melhor vocabulário e envolvimento nas ações propostas. Os dados coletados encontram-se no texto na forma de transcrição das falas e nos relatos do livro da vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudio Roberto Brocanelli, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professor Doutor, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Curso de Pedagogia. Marília, SP, Brasil.

Cyntia Graziella Guizelim Simões Girotto, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Departamento de Didática, Programa de Pós-Graduação em Educação. Marília, SP, Brasil.

Lizbeth Oliveira de Andrade, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho"

Graduanda, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Faculdade de Filosofia e Ciências, Curso de Pedagogia. Av. Higyno Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, 17525-900, Marília, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: L.O. ANDRADE. E-mail: <liztermay@hotmail.com>.

Referências

Bajard, E. Caminhos da escrita: espaços de aprendizagem. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2002.

Bakhtin, M.M. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1997.

Benjamin, W. O narrador. São Paulo: Abril Cultural, 1975.

Brocanelli, C.R. Matthew Lipman: educação para o pensar filosófico na infância. Petrópolis: Vozes, 2010.

Brocanelli, C.R.; Andrade, L.O. O narrador de Walter Benjamin e a contação de histórias: (duas) contribuições para a educação atual. In: Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, 2011, Presidente Prudente. Anais... Presidente Prudente: Enepe, 2011. p.759-766.

Coelho, B. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 2004.

Corsino, P. A brincadeira com as palavras e as palavras como brincadeira. In: Corsino, P. (Org.). Educação infantil: cotidiano e políticas. Campinas: Autores Associados, 2009. p.49-67.

Cosson, R. Letramente literário: teoria e prática. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2011.

Faulkner, K. O sapo Bocarrão: um livro com dobraduras surpresas. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1995.

Ferreira, G.M. (Org.). Palavra de professor(a): tateios e reflexões na prática da pedagogia Freinet. Campinas: Mercado de Letras, 2003.

Ferréz, G. Amanhecer Esmeralda. Rio de Janeiro: Objetiva, 2005.

Freinet, C. A pedagogia do bom senso. São Paulo: Martins Fontes, 1988.

Freinet, C. A educação do trabalho. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Leite Filho, A. Proposições para uma educação infantil cidadã. In: Garcia, R.L.; Leite Filho, A. (Org.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro: DP&A, 2001. p.29-58.

Perrotti, E. O texto sedutor na literatura infantil. São Paulo: Ícone, 1986.

Siguemoto, R. O peixinho e o sonho. Belo Horizonte: Formato, 1988.

Vigotski, L.S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

Vigotski, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Vigotski, L.S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico. São Paulo: Ática, 2009.

Vigotski, L.S. Quarta aula: a questão do meio na pedologia. Psicologia USP, v.21, n.4, p.681-701, 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 23. mar. 2012.

Downloads

Publicado

2013-06-27

Como Citar

Brocanelli, C. R., Girotto, C. G. G. S., & Andrade, L. O. de. (2013). A educação como experiência a partir de histórias lidas e contadas: momentos de (re)criação da infância. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(1), 47–54. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n1a1897

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas