Autorregulação da aprendizagem e compreensão leitora no Ensino Fundamental | Self-regulated learning and reading comprehension in Elementary School

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4110

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem. Compreensão leitora. Currículo. Ensino Fundamental. Estratégias de aprendizagem.

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de construção e validação de uma ferramenta educacional fundamentada nos pressupostos da autorregulação da aprendizagem e que tem como foco a melhoria da compreensão leitora de estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental. Essa ferramenta resulta de uma pesquisa-ação, de caráter quali-quantitativo, desenvolvida no contexto de um curso de mestrado profi ssional. O material foi submetido à avaliação por professores e profissionais da Educação Básica. A seleção e instrumentalização dos pares avaliadores foram realizadas por meio de um curso de extensão. A coleta de dados referentes à avaliação do produto foi feita por meio de questionário de avaliação com perguntas fechadas e espaço para inserção de comentários dos avaliadores. Os dados quantitativos oriundos desse instrumento foram descritos e sumarizados, tendo como base a estatística descritiva. A consistência interna e a confiabilidade do questionário foram estimadas por meio dos valores do “alfa de Cronbach”. Os dados qualitativos foram analisados pela técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados sugerem que o produto educacional apresenta potencial para melhorar a prática educativa, desenvolver os processos autorregulatórios e ampliar o repertório de estratégias de aprendizagem dos estudantes, destacando-se por sua originalidade, clareza de redação e possibilidade de se levantarem novos questionamentos a partir das atividades propostas.

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Biografia do Autor

Marcelle Resende Moreira, Colégio Pedro II

Colégio Pedro II, Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura, Programa de Mestrado Profi ssional em Práticas de Educação Básica. Campo de São Cristóvão, 177, São Cristóvão, 20921-440, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

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Publicado

2018-10-23

Como Citar

Moreira, M. R., & Silva, K. R. X. P. da. (2018). Autorregulação da aprendizagem e compreensão leitora no Ensino Fundamental | Self-regulated learning and reading comprehension in Elementary School. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(3), 365–384. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n3a4110

Edição

Seção

Seção Temática: A autorregulação da Aprendizagem: formação de docentes e discentes no contexto educacional