Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola / Successful educational projects on socio-moral values: Contributions to the school routine

Autores

  • Maria Suzana de Stefano Menin Universidade Estadual Paulista
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Universidade do Oeste de Santa Catarina
  • Juliana Aparecida Matias Zechi Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Patrícia Unger Raphael Bataglia Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3449

Palavras-chave:

Educação em valores sociomorais, Educação moral, Escola, Experiências bem sucedidas

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo descrever e analisar alguns projetos em Educação em valores sociomorais, ou Educação moral, que foram implementados em escolas e considerados como bem-sucedidos. A base empírica do artigo é uma investigação que buscou identificar experiências brasileiras de educação moral em escolas públicas de ensino fundamental II (6º a 9º ano) e ensino médio. Nessa pesquisa constatou-se que a grande maioria dos projetos mostrou iniciativas isoladas, sem finalidades morais claras, ou voltadas mais ao controle disciplinar dos alunos do que à construção de valores. No entanto, houve exceções: projetos organizados a partir da identificação de problemas do cotidiano escolar ou de seu entorno, com o envolvimento da comunidade e das famílias e a participação dos alunos como parceiros e idealizadores das atividades realizadas. Verificou-se que a Educação em valores sociomorais pode, deve e é possível ocorrer nas escolas públicas e nas demais escolas brasileiras. Mas os projetos escolares necessitam de clara intencionalidade, planejamento profissional, participação do corpo docente e discente, aplicação contínua e de longo prazo, e formação adequada.

Palavras-chave: Educação em valores sociomorais. Educação moral. Escola. Experiências bem sucedidas.

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Biografia do Autor

Maria Suzana de Stefano Menin, Universidade Estadual Paulista

Docente no Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista UNESP, campus de Presidente Prudente.

Professora Titular em Psicologia da Educação pela Universidade Estadual Paulista/UNESP.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Universidade do Oeste de Santa Catarina

Docente da graduação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Mestrado da Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Doutora em Psicologia para Universidade de São Paulo - USP.

Juliana Aparecida Matias Zechi, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Docente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – campus de Paranaíba.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Patrícia Unger Raphael Bataglia, Universidade Estadual Paulista

Docente do Departamento de Psicologia da Educação e do Programa de Pós-graduação em Educação Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista UNESP, Campus de Marília.

Doutora em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP).

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Publicado

2017-03-15

Como Citar

Menin, M. S. de S., Trevisol, M. T. C., Zechi, J. A. M., & Bataglia, P. U. R. (2017). Projetos bem-sucedidos de educação em valores sociomorais: contribuições para o cotidiano da escola / Successful educational projects on socio-moral values: Contributions to the school routine. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 1–17. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3449