Educação e surdez

aspectos da ciência cognitiva aplicados a problemas de acessibilidade

Autores

  • Joni de Almeida Amorim Universidade Estadual de Campinas
  • Heloisa Andreia de Matos Lins Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a34

Palavras-chave:

Acessibilidade, Leitura, Surdez

Resumo

Este trabalho, com base em recente pesquisa sobre surdez, discute as possibilidades oferecidas pela ciência cognitiva aplicada a problemas de acessibilidade no contexto da Educação a Distância. Com base na importância da imagem no processo de letramento dos surdos e da relação entre língua de sinais e português para a constituição dos mesmos como leitores, a criação de um software para automatizar aspectos da interação via internet é de fundamental importância para a autonomia e proficiência dessa parcela da população de leitores. Este trabalho justifica e apresenta os elementos centrais de um software que faria a “tradução” de um conteúdo; para tanto, as expressões faciais necessárias e os sinais seriam simulados para garantir a representação de vocábulos catalogados em dicionários de Libras.

 

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Biografia do Autor

Joni de Almeida Amorim, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Grupo Gestão de Projetos Educacionais, Pró-Reitoria de Pós-Graduação. Prédio Reitoria V, Cidade Universitária Zeferino Vaz, 13083-970, Campinas, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: J.A. AMORIM. E-mail: <joni.amorim@gmail.com>.

Heloisa Andreia de Matos Lins, Universidade Estadual de Campinas

Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Departamento de Psicologia Educacional. Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Amorim, J. de A., & Lins, H. A. de M. (2012). Educação e surdez: aspectos da ciência cognitiva aplicados a problemas de acessibilidade. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(2), 191–199. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a34

Edição

Seção

Artigos