O pedagogo em âmbitos não escolares: perspectivas, entraves e possibilidade de atuação em empresas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2821

Palavras-chave:

Educação não escolar, Pedagogia empresarial, Pedagogo

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as perspectivas, entraves e possibilidade de atuação do pedagogo em empresas. Além de abordagem teórica sobre atuação do pedagogo em espaços não escolares, bem como em empresas, foi realizada uma pesquisa documental, fundamentada em: produções científicas publicadas na Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação; banco de teses e dissertações da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior; documentos oficiais, como projetos pedagógicos do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul; e editais de concurso. Os resultados indicam que a atuação do pedagogo em contextos não escolares é uma realidade, no entanto a temática é pouco significativa no meio científico. Apesar do pedagogo ter subsídios legais para a atuação nesses espaços, a academia não consegue abarcar toda essa flexibilidade. Constatou-se que a possibilidade desse profissional atuar em ambiente empresarial é remota, porque as vagas são mínimas e os conteúdos exigidos em concursos não estão contemplados nos currículos dos cursos de formação inicial.

Palavras-chave: Educação não escolar. Pedagogia empresarial. Pedagogo.

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Biografia do Autor

Josiane Peres Gonçalves, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Mestre em Psicologia Social e da Personalidade pela mesma instituição. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação Social da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus do Pantanal (UFMS/CPAN). Líder do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento, Gênero e Educação (GEPDGE).

Ana Maria Correa, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Naviraí. Professora de Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Gonçalves, J. P., & Correa, A. M. (2016). O pedagogo em âmbitos não escolares: perspectivas, entraves e possibilidade de atuação em empresas. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 193–209. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2821