Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública / Towards an understanding of the relationships among evaluation, ethics, and public policy

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3932

Palavras-chave:

Ética. Políticas públicas. Teoria da avaliação. Teoria da educação.

Resumo

O principal propósito deste artigo é contribuir para discernir e compreender relações entre Avaliação, Ética e Política Pública, como forma de suscitar reflexões sobre questões teóricas e práticas inerentes a qualquer processo de avaliação. Nesse sentido, além de se discutirem perspectivas constantes na literatura acerca de cada um daqueles três conceitos, analisam-se as relações entre eles e faz-se uma sistematização do que se considerou ser mais relevante na discussão desenvolvida ao longo do artigo. Conclui-se que as reflexões teóricas são um contributo indispensável para que as relações entre a avaliação, a política pública e a ética possam ser mais transparentes e, consequentemente, para que a avaliação possa, cada vez mais, ser um poderoso processo a serviço da melhoria e transformação das pessoas, das instituições e das sociedades. Desse modo, está-se a trabalhar para vir a ter políticas públicas mais éticas, mais orientadas para o bem público e para a construção de uma democracia empenhada nas questões sociais e no bem-estar responsável dos cidadãos.

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Biografia do Autor

Domingos Fernandes, Universidade de Lisboa

Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Departamento de Políticas de Educação e Formação. Alameda da Universidade, 1649-013, Lisboa, Portugal.

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Publicado

2018-03-12

Como Citar

Fernandes, D. (2018). Para uma compreensão das relações entre avaliação, ética e política pública / Towards an understanding of the relationships among evaluation, ethics, and public policy. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(1), 19–36. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3932

Edição

Seção

Seção Temática: Avaliação educacional: fundamentos e políticas da educação básica e superior