A ausência das questões raciais na formação inicial de professores e a Lei 10.639/03 / The absence of racial issues in initial teacher education and Law 10.639/03

Autores

  • Eliete Aparecida de Godoy Pontifícia Universidade Católica de Campinas,

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3433

Palavras-chave:

Ordenação do currículo, Formação de professores, Instituição de ensino superior

Resumo

Este estudo aponta os desafios das políticas e diretrizes para formação inicial de professores, bem como o papel e compromisso das Instituições de Ensino Superior que ofertam curso de Pedagogia pelo Programa Nacional de Formação de Professores, a fim de promover a construção de conhecimento pedagógico que habilite os futuros docentes a dotar suas aulas de significado e valor voltados às diferentes culturas e à História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, conforme previsto pela Lei nº 10.639/03 e pelas regulamentações dela derivadas. Apresentam-se os resultados do levantamento de dados de instituições do estado de São Paulo, com o propósito de identificar a conformidade dos currículos de formação docente com as diretrizes e a temática citadas. A análise das matrizes curriculares dessas instituições mostrou que o modelo adotado de formação de professores é mediado por currículos conservadores e pouco acessíveis às mudanças, principalmente quanto ao aprofundamento do debate sobre a cultura africana e afro-brasileira na formação docente.

Palavras-chave: Ordenação do currículo. Formação de professores. Instituição de ensino superior.

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Biografia do Autor

Eliete Aparecida de Godoy, Pontifícia Universidade Católica de Campinas,

Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Experiência na Gestão da Educação Básica, como docente universitária em graduação e pós graduação na área da Educação e em Gestão Pública . Atuação como Secretária Municipal de Educação durante 8 anos; Gestora de Projetos; atuação como Secretária Municipal de Governo e Planejamento na Prefeitura Municipal de Amparo durante 3 anos. Docente convidada do curso Pós Graduação Lato Senso UNIFRAN - "As relações interpessoais na escola e a construção da autonomia moral". Integrante do GEPEM - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Moral na linha de pesquisa: Convivência na escola: virtudes, bullying e violência. Professora bolsista Capes - Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica - PARFOR - Curso de Pedagogia na Pontíficia Universidade Católica de Campinas. No momento atuando como professora e Integradora Acadêmica na Faculdade de Educação, PUC_Campinas.

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Publicado

2017-03-15

Como Citar

de Godoy, E. A. (2017). A ausência das questões raciais na formação inicial de professores e a Lei 10.639/03 / The absence of racial issues in initial teacher education and Law 10.639/03. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 77–92. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3433