A simulação de eventos “indiscretos”: uma inovação no método didático para formar engenheiros com uma visão crítica sobre questões éticas
Palavras-chave:
Ética Profissional, Ensino de Engenharia, Aprendizagem SignificativaResumo
Este trabalho tem por objetivo apresentar um método de ensino aplicado na Faculdade de Engenharia Elétrica da PUC-Campinas, na disciplina Ética Profissional, denominado “Simulação de Eventos Indiscretos”. A simulação é vista aqui como reprodução ou representação do funcionamento de um processo no qual posições e decisões são exigidas, imitando uma situação real do mundo do trabalho. O adjetivo “indiscreto” prende-se ao espaço onde a questão “Ética” deve ser desvelada, gerando oportunidade à reflexão e ao posicionamento. Partindo do pressuposto de que o processo do conhecimento não se limita ao pensar, raciocinar, medir, mas compreende percepção, emoção e ação, o método explora a simulação de situações em que o comportamento é questionável diante de referenciais da Moral e da Ética, previamente conceituados pelo docente. Como resultado, o aluno é instigado a ir além de simples definições e respostas decoradas, para atender tão somente as tradicionais avaliações, buscando o sentido e o significado da realidade para melhor apropriar-se dela.
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