Compreensão e atuação de professoras em situações de bullying e violência no ambiente escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5441

Palabras clave:

Bullying, Educação., Escolas, Psicologia, Violência.

Resumen

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou descrever e analisar as intervenções adotadas por professoras em situações de bullying e violência no
ambiente escolar. Baseou-se na perspectiva histórico-
-cultural, que tem Vygotsky como seu principal autor.
Os dados foram coletados em duas escolas públicas de
um município de médio porte do interior do Estado do
Paraná e foi adicionada uma terceira escola no percurso. Em um primeiro momento, disponibilizamos um questionário com perguntas abertas para as escolas
contatadas e nove professoras o responderam. Dessas nove, após a leitura e análise de suas respostas,
cinco foram selecionadas para uma entrevista semiestruturada que visava a aprofundar os dados
obtidos no questionário. Concluiu-se que as professoras não têm um conhecimento abrangente do
fenômeno bullying, o que acarreta dificuldades das mais variadas no cotidiano escolar. Nesse sentido,
indica-se a necessidade urgente de maior qualificação das profissionais da educação e de uma práxis
coletiva assumida pelas instituições de ensino para que haja uma intervenção efetiva nesse contexto.

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Publicado

2022-03-30

Cómo citar

Amaral, V. F. ., & Digiovanni, A. M. P. . (2022). Compreensão e atuação de professoras em situações de bullying e violência no ambiente escolar. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5441

Número

Sección

Artículos