Avaliação da Educação Superior: análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades federais mineiras | Evaluation of Higher Education: An analysis of the use of Information and Communication Technologies in the federal universities of the state of Minas Gerais (Brazil)

Autores/as

  • Carlos Antônio de Souza Perini Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0003-1988-0653
  • Dirlene Aparecida Almeida e Silva Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-6388-1920
  • Jhonny Michael Costa Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-7087-602X
  • Paulo César de Resende Andrade Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-7865-8174
  • Rafael Miranda Abreu Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-4684-4976
  • Riann Martinelli Batista Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Instituto de Ciência e Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Educação https://orcid.org/0000-0002-9489-7298

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24a2019e4499

Palabras clave:

Comissão Própria de Avaliação, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, Tecnologia da Informação e Comunicação.

Resumen

Este artigo traz uma análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades federais mineiras mineiras, considerando os últimos relatórios de autoavaliação institucional elaborados pelas Comissões Próprias de Avaliação dessas instituições. Esses relatórios são desenvolvidos periodicamente seguindo as diretrizes da Lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior. Além disso, contam com a participação de toda a comunidade acadêmica e têm como objetivo principal gerar informações para tomadas de decisão de caráter político, pedagógico e administrativo. A partir dos estudos realizados, ficou evidente que a participação de todos os segmentos é fundamental para a melhoria da instituição. No âmbito das Tecnologias da Informação e Comunicação, este estudo concluiu que cada instituição, devido às suas particularidades, deu prioridades diferenciadas tanto na questão dos sistemas de informação quanto na infraestrutura tecnológica. Percebeu-se também a Educação à Distância como a área confluída das Tecnologias da Informação e das instituições de ensino diante dos diversos desafios a serem superados nessas universidades.

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Publicado

2019-10-23

Cómo citar

Perini, C. A. de S., Silva, D. A. A. e, Costa, J. M., Andrade, P. C. de R., Abreu, R. M., & Batista, R. M. (2019). Avaliação da Educação Superior: análise do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação nas universidades federais mineiras | Evaluation of Higher Education: An analysis of the use of Information and Communication Technologies in the federal universities of the state of Minas Gerais (Brazil). Revista De Educação PUC-Campinas, 24(3), 425–443. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24a2019e4499