Europeização: progresso e educação brasileira | Europeization: Progress and Brazilian education

Autores/as

  • Hevisley William Corrêa Ferreira Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos
  • Sônia Aparecida Siquelli Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos http://orcid.org/0000-0002-8992-1898

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4397

Palabras clave:

Educação, Educação Escolar, Positivismo, Progresso.

Resumen

O presente artigo, oriundo de uma pesquisa bibliográfica de natureza exploratória com abordagem qualitativa, apresenta o conceito de “progresso” em seus diversos significados, apresentados com semblantes e aparências, movidos pelo questionamento de como esse “progresso” se apresentou na educação brasileira em seu período formativo. Sendo assim, analisa-se o conceito de “progresso” para desvelar as suas mais diversas facetas ao longo da história, com ênfase especial na escola positivista de Comte, que foi muito infl uente no Brasil e
cujo pensamento deu fundamento à noção de ordem e progresso que deveria guiar as instituições de ensino no País segundo seus seguidores. Aponta-se então quais foram as bases intelectuais, de acentuado caráter positivista, sobre as quais se construiu a educação no Brasil. Na sequência, aborda-se a perspectiva crítica de Adorno sobre o “progresso”, o que nos permite apresentar a historicidade do conceito e ver de que maneira ele está indissociavelmente atrelado às próprias relações de poder que fundamentaram a sua difusão progressiva nos séculos XVIII e XIX.

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Biografía del autor/a

Hevisley William Corrêa Ferreira, Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos

Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos, Curso de Pedagogia, Programa de Iniciação Científica.

Sônia Aparecida Siquelli, Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos

Centro Universitário da Fundação Octávio Bastos, Curso de Pedagogia, Programa de Iniciação Científica.

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Publicado

2019-10-23

Cómo citar

Ferreira, H. W. C., & Siquelli, S. A. (2019). Europeização: progresso e educação brasileira | Europeization: Progress and Brazilian education. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(3), 477–495. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n3a4397