Furto no contexto escolar: juízos de professoras sobre práticas docentes no Ensino Fundamental | Theft in schools: Teacher judgments about the teaching practice in Elementary School

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4229

Palabras clave:

Educação moral. Ensino Fundamental. Prática docente. Psicologia do Desenvolvimento. Violência na escola.

Resumen

A violência no contexto escolar causa grande impacto na formação dos alunos e na qualidade de vida dos profissionais da educação. São várias as situações de violência vivenciadas nas escolas brasileiras, entre elas o furto. Buscando contribuir com essa temática, investigaram-se os juízos de professoras acerca das práticas docentes em uma situação fictícia de furto no contexto escolar. Foram entrevistadas 23 profissionais: 11 docentes do primeiro ano e 12 do quinto ano do Ensino Fundamental, de escolas públicas de Vitória, Espiríto Santo. Foram realizadas entrevistas individuais, de acordo com o método clínico piagetiano. Os dados foram analisados com base na teoria piagetiana e na sistematização proposta por Delval. O roteiro de entrevista foi composto por perguntas acerca de uma história fictícia envolvendo o furto em sala de aula. A maior parte das docentes mencionou que tomaria atitudes que podem ser consideradas como impositivas, que, portanto, não favorecem o desenvolvimento moral dos alunos. Quanto à avaliação das atitudes, a maioria foi considerada como justa/correta. Mesmo com menor frequência, destacam-se as atitudes classificadas como injustas/incorretas. Os dados sinalizam a necessidade de discutir, no âmbito dos estudos da Educação Moral, aspectos como a autoridade docente no contexto escolar, a relação entre juízo e ação moral, a humilhação, o constrangimento e a injustiça presentes em ações docentes, bem como o prejuízo para o desenvolvimento moral dos alunos.

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Biografía del autor/a

Leandra Lúcia Moraes Couto, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, 29075-910, Vitória, ES, Brasil.

Heloisa Moulin de Alencar, Universidade Federal do Espírito Santo

Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Ciências Humanas e Naturais, Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Av. Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, 29075-910, Vitória, ES, Brasil.

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Publicado

2019-02-11

Cómo citar

Couto, L. L. M., & Alencar, H. M. de. (2019). Furto no contexto escolar: juízos de professoras sobre práticas docentes no Ensino Fundamental | Theft in schools: Teacher judgments about the teaching practice in Elementary School. Revista De Educação PUC-Campinas, 24(1), 35–53. https://doi.org/10.24220/2318-0870v24n1a4229

Número

Sección

Sección Temática: Escuela: conflictos, sentimientos y alteridad