Formação, profissionalidade e representações profissionais dos professores: concepções em jogo / Teacher training, professionalism, and professional representations: Concepts at stake

Autores/as

  • Maria de Fátima Barbosa Abdalla Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3636

Palabras clave:

Formação de professores, PARFOR, Profissionalidade docente, Representações profissionais

Resumen

Diante da Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica (Decreto nº 6.755/09) e suas implicações para a formação docente, este texto objetiva colocar em jogo as concepções de formação e de profissionalidade, com base nas representações profissionais de professores-estudantes da Pedagogia/PARFOR. Como procedimentos metodológicos, foram utilizados questionários, grupos focais, entrevistas e crônicas pedagógicas, discutindo o Plano Nacional de Formação de Professores sob a ótica da formação e da profissionalidade nos contextos de formação e de trabalho. Os resultados e/ou representações profissionais indicam uma dupla orientação para a formação: de um lado, a incorporação de conhecimentos, valores e do saber ser; e, de outro, a relação do saber com a prática. Quanto à profissionalidade (habitus profissional), os resultados apontam para: a função docente, que trata da atividade profissional, das estratégias e do significado da prática; o contexto, destacando o grau de implicação dos sujeitos (pertença social) e questões sobre a gestão, reforçando o efeito da normalização; a identidade profissional, abordando o grau de entendimento e de domínio do trabalho docente. Tais concepções orientam saberes e práticas profissionais e revelam a necessidade de uma renegociação identitária frente à formação, aos desafios do trabalho docente na Escola, e ao processo de profissionalização e/ou precarização que ameaça esses professores a perderem seus valores e o sentido de seus objetivos enquanto profissionais.

Palavras-chave: Formação de professores. PARFOR. Profissionalidade docente. Representações profissionais.

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Biografía del autor/a

Maria de Fátima Barbosa Abdalla, Universidade Católica de Santos

Professora e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica de Santos. Mestrado e Doutorado em Educação pela FEUSP. Pós-Doutorado em Psicologia da Educação pela PUC/SP. Pesquisadora do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade em Educação/CIRS-Ed/Fundação Carlos Chagas e do Núcleo de Pesquisa da ANFOPE. Membro do GT de Didática da ANPEd e do Latin American Studies Association/LASA. Coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq “Instituições de Ensino, Políticas e Práticas Pedagógicas” e do Projeto OBEDUC/CAPES.

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Publicado

2017-06-08

Cómo citar

Abdalla, M. de F. B. (2017). Formação, profissionalidade e representações profissionais dos professores: concepções em jogo / Teacher training, professionalism, and professional representations: Concepts at stake. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 171–190. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3636

Número

Sección

Sección Temática: Formación del Profesorado: retos y perspectivas