A política de ampliação do ensino fundamental e sua efetivação no estado de Mato Grosso do Sul

Autores/as

  • Vilma Miranda de Brito Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Ester Senna Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a31

Palabras clave:

Ensino Fundamental de nove anos, Políticas públicas, Qualidade da educação

Resumen

Este artigo discute as transformações e os impasses que o Ensino Fundamental tem passado no Brasil, particularmente com relação à ampliação para nove anos. Focalizam-se as discussões e as lutas travadas no processo de ampliação do Ensino Fundamental obrigatório para nove anos no estado de Mato Grosso do Sul. Desta forma, o método de investigação do presente estudo considera a sociedade sempre em movimento e as relações sociais que aí acontecem em constante construção no espaço dinâmico e contraditório do modo capitalista de produção. A ferramenta metodológica utilizada foi a análise de conteúdo das normas. Conclui-se que a ampliação do Ensino Fundamental constituiu-se em práticas de acomodação e necessita ainda de mudanças estruturais que atinjam o cerne das questões educacionais e que possibilite a ampliação de oportunidades de permanência, sucesso escolar e garantia de padrão de qualidade.

 

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Biografía del autor/a

Vilma Miranda de Brito, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação. Campus Universitário, Cidade Universitária, s/n., 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: V.M. BRITO. E-mail: <vilmiranda@bol.com.br>.

Ester Senna, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Programa de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Educação. Campus Universitário, Cidade Universitária, s/n., 79070-900, Campo Grande, MS, Brasil. 

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Publicado

2012-04-17

Cómo citar

Brito, V. M. de, & Senna, E. (2012). A política de ampliação do ensino fundamental e sua efetivação no estado de Mato Grosso do Sul. Revista De Educação PUC-Campinas, 16(2), 163–170. https://doi.org/10.24220/2318-0870v16n2a31

Número

Sección

Seção Temática: O Ensino Fundamental de Nove Anos