Estudantes surdos na universidade: discursos e práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n3a2841Palabras clave:
Docência universitária, Estudantes surdos, Inclusão na educação superior, Práticas pedagógicasResumen
Este artigo, que aborda práticas pedagógicas com estudantes surdos na educação superior, está inspirado em um excerto da tese de doutorado, que problematizou a inclusão de estudantes com deficiência na educação superior e seus efeitos na docência universitária. O material empírico, gerado por meio de entrevistas narrativas realizadas com professores de estudantes com deficiência incluídos em diferentes cursos de graduação, foi examinado pela perspectiva da análise do discurso, amparada em referenciais foucaultianos. O encontro com os estudantes com deficiência permite que o professor reflita sobre os discursos inclusivos frequentemente reproduzidos de forma mecânica, como se eles fossem algo natural, inevitável e necessário. Exercer a docência com “o diferente” possibilita que o profissional de distintas áreas do conhecimento, atuante na educação superior, descubra que a docência é outra profissão, é o encontro com o novo, com o imprevisível, e que a apropriação de conceitos da docência universitária é uma necessidade potencializada no contexto da inclusão.
Palavras-chave: Docência universitária. Estudantes surdos. Inclusão na educação superior. Práticas pedagógicas.
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