Psicodrama: um modo de agenciar ao fazer pesquisa em educação sociocomunitária
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v20n2a2589Palabras clave:
Educação sociocomunitária, Inclusão, Pesquisa, Psicodrama, SubjetividadeResumen
Pretende-se, neste ensaio, destacar a contribuição da metodologia sociopsicodramática para o universo da educação sociocomunitária. O texto apresenta o psicodrama como um dispositivo de pesquisa e de produção de saberes, numa interlocução com o pensamento filosófico contemporâneo de Gilles Deleuze, Félix Guattari e Michel Foucault e os conceitos de produção de subjetividade, modos de subjetivação, processos de singularização e devir. A metodologia sociopsicodramática explora a ação dramática como estratégia de questionamento do instituído, potencializando diálogos, ao convocar os sujeitos envolvidos a protagonizar seus problemas e/ou conflitos, a fim de que a autoria, a criação coletiva, os novos fluxos e devires possam emergir. Ao investigar, interfere, podendo ensejar processos de singularização e inclusão nos cenários sociais, campo micropolítico, dinamizado por valores, sentidos e significados que subjazem critérios de inclusão e exclusão, socioculturalmente construídos e compartilhados.
Palavras-chave: Educação sociocomunitária. Inclusão. Pesquisa. Psicodrama. Subjetividade.
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