Qual criança? Qual infância? Qual qualidade na educação infantil?

Autores/as

  • Thuinie Medeiros Vilela Daros Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Karina Inês Paludo Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2024

Palabras clave:

Concepções de criança e infância, Educação infantil, Educar-cuidar na educação infantil, Institucionalização da infância

Resumen

A política educacional brasileira apregoa a necessidade de o atendimento institucional à criança pequena estar pautado no binômio cuidar-educar. Contudo, constata-se uma discrepância no plano de implementação. Pretende-se, com o presente ensaio, argumentar sobre os desafios que são apresentados no que condiz a uma educação que propicie um desenvolvimento integral a todas as crianças pequenas. Abordar-se-ão as questões centradas no acesso à educação, bem como a organização do trabalho pedagógico no interior das instituições de atendimento coletivo, remetendo à questão da qualidade do serviço ora ofertado. Para tanto, utilizar-se-á como caminho metodológico pesquisa em livros e artigos científicos acerca de tópicos da Educação Infantil. Reitera-se a necessidade de rever as concepções de criança e infância, além de que para trabalhar com crianças é imprescindível, antes, aprender sobre elas. Acredita-se que a organização do trabalho pedagógico deve respeitar o desenvolvimento psíquico da criança, bem como explorar suas potencialidades de criança - o que melhor realiza em cada idade -, por meio de práticas pensadas com elas.

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Biografía del autor/a

Thuinie Medeiros Vilela Daros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestranda, Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. Av. Tarquínio Joslin dos Santos, 1000, 85870-901, Foz do Iguaçu, PR, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: T.M.V. DAROS. E-mail: <thuinie@hotmail.com>.

Karina Inês Paludo, Universidade Federal do Paraná

Mestranda, Universidade Federal do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Educação. Curitiba, PR, Brasil.

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Publicado

2013-08-10

Cómo citar

Daros, T. M. V., & Paludo, K. I. (2013). Qual criança? Qual infância? Qual qualidade na educação infantil?. Revista De Educação PUC-Campinas, 18(2), 151–159. https://doi.org/10.24220/2318-0870v18n2a2024

Número

Sección

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas