Avaliação da Educação Infantil: questões controversas e suas implicações educacionais e sociais / Evaluation of early childhood education: Controversial issues and their educational and social implications

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3958

Keywords:

Avaliação da Educação Infantil. Educação infantil. Sistema nacional de avaliação.

Abstract

O texto apresenta e discute proposições e iniciativas de avaliação da Educação Infantil que se fazem presentes no debate nacional, difundidas por gestores públicos, trabalhadores, estudiosos e pesquisadores da área. São encaminhamentos que expressam controvérsias sobre como a avaliação pode induzir a melhoria da qualidade da Educação Infantil e que, no limite, representam projetos educacionais e sociais distintos. As evidências que apoiam as considerações sobre possíveis caminhos a serem trilhados pela avaliação têm como fontes documentos produzidos por órgãos governamentais e não governamentais. Antecedendo a essas considerações, são sucintamente mencionados dados que permitem aferir a realidade da Educação Infantil no Brasil e que necessariamente devem ser tomados em conta ao se escolher qual trilha será adotada para a sua avaliação. Os elementos debatidos no texto propiciam subsídios para apontar distintas perspectivas no que concerne à incorporação da educação infantil no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica, como prevê o Plano Nacional de Educação 2014–2024.

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Sandra Zákia Sousa, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação. Av. da Universidade, 308, Butantã, 05508-900, São Paulo, SP, Brasil.

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Published

2018-03-12

How to Cite

Sousa, S. Z. (2018). Avaliação da Educação Infantil: questões controversas e suas implicações educacionais e sociais / Evaluation of early childhood education: Controversial issues and their educational and social implications. Revista De Educação PUC-Campinas, 23(1), 65–78. https://doi.org/10.24220/2318-0870v23n1a3958

Issue

Section

Thematic Section: Educational Evaluation: Groundings and policies of basic and higher education