Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal

reflexão centrada nas aprendizagens de caráter linguístico

Autores

  • Íris Susana Pires Pereira Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a999

Palavras-chave:

Educação pré-escolar, Linguagem escrita, Linguagem oral, Metas de aprendizagem

Resumo

Neste texto, discute-se a recente definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal, avaliando em particular o teor das metas de aprendizagem de caráter linguístico. O principal argumento que se defende é o de que assim se inicia uma ênfase curricular na educação pré-escolar - que se traduz, no domínio específico da linguagem oral e abordagem à escrita, na definição de um conjunto de metas conceptualmente frágeis, restritivas, em diversos casos, local e globalmente incoerentes com outros documentos que regulam este nível educativo.

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Biografia do Autor

Íris Susana Pires Pereira, Universidade do Minho

Professora Doutora, Universidade do Minho, Instituto da Educação, Centro de Investigação em Educação, Departamento de Estudos Integrados em Literacia, Didática e Supervisão. Campus de Gualtar, 4710-057, Braga, Portugal. E-mail: <iris@ie.uminho.pt>.

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Publicado

2012-12-01

Como Citar

Pereira, Íris S. P. (2012). Sobre a definição das metas de aprendizagem para a educação pré-escolar em Portugal: reflexão centrada nas aprendizagens de caráter linguístico. Revista De Educação PUC-Campinas, 17(2), 217–228. https://doi.org/10.24220/2318-0870v17n2a999

Edição

Seção

Seção Temática: Educação Infantil: história, políticas e perspectivas