Professoras em formação: dimensões do estágio supervisionado

Autores

  • Maria Marcia Sigrist Malavasi Universidade Estadual de Campinas
  • Luana Costa Almeida Universidade Estadual de Campinas
  • Laura Noemi Chaluh Universidade Estadual de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a76

Palavras-chave:

Gestão escolar. Prática pedagógica. Trabalho.

Resumo

No presente artigo, é descrito a organização e a metodologia utilizadas na disciplina “Estágio Supervisionado nos anos inicias do Ensino Fundamental”, analisando sua contribuição para a formação das futuras professoras no curso de pedagogia de uma universidade pública. A proposta se embasa nas dimensões do trabalho e da gestão como eixos formativos a partir da compreensão dessas como importantes elementos para a constituição profissional de nossas estudantes. Neste artigo, é discutido e problematizado uma proposta para a disciplina, que implicou o desenvolvimento de um projeto de gestão na escola. Para isso foi preciso que outros eixos da organização do trabalho pedagógico fossem considerados durante o estágio. A abordagem acerca da gestão escolar, embora muitas vezes negligenciada como espaço dialogal nas disciplinas de estágio, torna-se dimensão essencial a fim de garantir aos estudantes uma experiência reflexiva para essa dimensão da atuação do profissional egresso do curso de pedagogia.

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Biografia do Autor

Maria Marcia Sigrist Malavasi, Universidade Estadual de Campinas

Professora, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação. Campinas, SP, Brasil.

Pesquisadora, Laboratório de Observações e Estudos Descritivos, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação. Campinas, SP, Brasil.

Luana Costa Almeida, Universidade Estadual de Campinas

Doutoranda, Universidade Estadual de Campinas, Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação. Campinas, SP, Brasil.

Laura Noemi Chaluh, Universidade Estadual de Campinas

Professora Doutora, Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação e Pós-Graduação em educação. Av. 24A, 1515, Bela Vista, 13506-900, Rio Claro, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: L.N. CHALUH. E-mail:
<chaluh@uol.com.br>.

Pesquisadora, Laboratório de Observações e Estudos Descritivos, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade Educação. Campinas, SP, Brasil.

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Publicado

2012-04-17

Como Citar

Malavasi, M. M. S., Almeida, L. C., & Chaluh, L. N. (2012). Professoras em formação: dimensões do estágio supervisionado. Revista De Educação PUC-Campinas, (28), 79–89. https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a76

Edição

Seção

Artigos