A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19

rupturas do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a7560

Palavras-chave:

Educação interrompida, Formação do trabalhador, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Pandemia COVID-19, Políticas educacionais

Resumo

Este texto objetiva analisar como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico traz a insígnia da educação por meio do discurso da escolaridade interrompida em contexto de pandemia da COVID-19 e quais são as implicações na formação do trabalhador. O plano teórico-metodológico tem por base o materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como procedimento metodológico
de produção e análise de dados, as análises documental e de conteúdo. A base empírica está no documento: Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid - 19 pandemicis changing education. Esse relatório é oriundo de pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em parceira com Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education. O exame da empiria evidencia a importância da mesclagem entre ensino presencial e online, sendo necessário o alargamento, pelo Estado, do potencial de inovação – tecnologia – para melhorar a oferta e qualidade de ensino. O que permite facilidade na aquisição de competências cognitivas, sociais e emocionais, estas consideradas pelo organismo, como essenciais para suprir as necessidades do século XXI. As consequências dessa mesclagem estão em torno das diferenças sociais, as quais implicam na equidade e qualidade da educação. Portanto, a contribuição científica inferida por este estudo está na organização de políticas educacionais que favoreçam a população que se encontra em situação econômica, educacional e cultural, desfavorável.

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Biografia do Autor

Andréia Aparecida Simão, Universidade do Oeste de Santa Catarina, Área das Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação

PhD in Education from the Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc). Bachelor in Psychology (Unoesc). Researcher in the Study and Research Group on Higher Education Policies in the Southern Region - GEPPES Unoesc/Sul; of the Iberoamerican Research Network on Higher Education Policies and Processes - Unoesc and of the REDE - GIEPES International Study and Research Group on Higher Education - UNICAMP.

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Publicado

2024-03-05

Como Citar

Simão, A. A. (2024). A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19: rupturas do conhecimento. Revista De Educação PUC-Campinas, 29, 1–13. https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a7560

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