A educação repensada no contexto de pandemia da Covid-19
rupturas do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v29e2024a7560Palavras-chave:
Educação interrompida, Formação do trabalhador, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Pandemia COVID-19, Políticas educacionaisResumo
Este texto objetiva analisar como a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico traz a insígnia da educação por meio do discurso da escolaridade interrompida em contexto de pandemia da COVID-19 e quais são as implicações na formação do trabalhador. O plano teórico-metodológico tem por base o materialismo histórico-dialético. Trata-se de uma investigação qualitativa de cunho bibliográfico, tendo como procedimento metodológico
de produção e análise de dados, as análises documental e de conteúdo. A base empírica está no documento: Schooling disrupted, schooling rethought. How the Covid - 19 pandemicis changing education. Esse relatório é oriundo de pesquisas realizadas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico em parceira com Global Education Innovation Initiative, Harvard Graduate School of Education. O exame da empiria evidencia a importância da mesclagem entre ensino presencial e online, sendo necessário o alargamento, pelo Estado, do potencial de inovação – tecnologia – para melhorar a oferta e qualidade de ensino. O que permite facilidade na aquisição de competências cognitivas, sociais e emocionais, estas consideradas pelo organismo, como essenciais para suprir as necessidades do século XXI. As consequências dessa mesclagem estão em torno das diferenças sociais, as quais implicam na equidade e qualidade da educação. Portanto, a contribuição científica inferida por este estudo está na organização de políticas educacionais que favoreçam a população que se encontra em situação econômica, educacional e cultural, desfavorável.
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