Inclusão social na educação não formal: o instituto arte no dique como experiência alternativa diante da crise do ensino escola

Autores

  • Valéria Diniz Toledo

Palavras-chave:

Educação não formal, Inclusão social, Instituto Arte no Dique

Resumo

Diante da crise de identidade e de valor da instituição escolar, buscou-se verificar a importância da prática artística - num espaço de educação não formal - como mediadora do processo de inclusão social de sujeitos em condições de risco. O Instituto Arte no Dique, situado na periferia da cidade de Santos, que contempla os moradores da favela conhecida como Dique de Vila Gilda, constituiu o campo de pesquisa, com ênfase na prática educativa de adolescentes e crianças integrantes da banda de percussão Querô. Realizou-se estudo de caso de abordagem qualitativa, utilizando-se a perspectiva dialética. Os sujeitos pesquisados revelam a busca de expressão cultural por meio da arte que praticam, utilizando-a de forma significativa para a construção de sua autonomia, para a promoção de mudanças históricas e conquista dos direitos de cidadãos. Evidencia-se a necessidade de maior abertura da escola para práticas pedagógicas diferenciadas e para os espaços de educação não formal.

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Publicado

2009-12-31

Como Citar

Toledo, V. D. (2009). Inclusão social na educação não formal: o instituto arte no dique como experiência alternativa diante da crise do ensino escola. Revista De Educação PUC-Campinas, (27). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/72

Edição

Seção

Artigos