Modelo cultural de formação docente
a revista de educação (1921-1923)
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v0n28a69Palavras-chave:
Cultura escolar, Formação de professores, Revista de educaçãoResumo
Neste artigo, foi analisada a Revista de Educação publicada pelos professores da antiga Escola Normal de Piracicaba (SP) entre 1921 e 1923, com o objetivo de compreender, por meio da análise do ciclo de vida, da materialidade e do conteúdo do periódico, como os professores estavam sendo formados nesse período. Esta pesquisa foi realizada sob a perspectiva da História Cultural, baseada em Roger Chartier. Esse referencial toma o impresso em sua materialidade de objeto cultural, preocupando-se com as práticas que o produzem e os usos que são feitos dele. Como considerações finais, verifico que a Revista de Educação funciona como estratégia editorial, como suporte material das práticas escolares e como dispositivo de normatização pedagógica, que tinha por objetivo formar o professor primário com a divulgação das ideias educacionais propostas pela Reforma Sampaio Dória, e que as temáticas e o conjunto de saberes abordados pelos artigos formavam um modelo cultural de formação docente.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R.A. A arte na escola. Revista de Educação, Piracicaba, v.1, n.2, p.152-157, 1921.
ATA de Inauguração da Sede da Escola Normal de Piracicaba. Piracicaba, 11 ago. 1917.
ANTUNHA, H.C.G. A instrução pública no Estado de São Paulo: a Reforma de 1920. São Paulo: FEUSP, 1976.
BRASIL, Dario. O civismo pela historia. Revista de Educação, Piracicaba, v.I, n.1, p.23-26, 1921.
CARVALHO, M.M.C. Por uma história cultural dos saberes pedagógicos. In: CATANI, D.B.; SOUZA, C.P. (Org.). Práticas educativas culturas escolares profissão docente. São Paulo: Escrituras, 1998. p.31-40.
CARVALHO, M.M.C. Reformas da instrução pública. In: LOPES, E.M.T.; FILHO, L.M.F.; VEIGA, C.G. 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. p.225-248.
CHARTIER, R. História cultural entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Berltrand, 1990.
ESCOLA Normal de Piracicaba. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br>. Acesso em: 20 jul. 2009.
FAUSTINO, H. O Ensino Activo nas Escolas Normaes e Complementares. Revista de Educação. Piracicaba, v.1, n.2, p. 67-72, 1921.
GONÇALVES, A.C. Em torno da hygene escolar. Revista de Educação, Piracicaba, v.1, n.2, p.144-151, 1941.
HILSDORF, M.L.S. Lourenço Filho em Piracicaba. In: SOUZA, C.P. História da educação: processos, práticas e saberes. São Paulo: Escrituras, 1998. p.95-112.
HILSDORF, M.L.S. História da educação: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Learing, 2003.
LOURENÇO FILHO, M.B. Testes ABC: para a verificação da maturidade necessária à aprendizagem da leitura e escrita. São Paulo: Melhoramentos, 1934. (Biblioteca de Educação, v. 20).
LOURENÇO FILHO, R. A Formação de professores: da escola normal à escola de educação. Disponível em: <http://www.publicacoes.inep.gov.br/resultados.asp?cat=11&subcat=31>. Acesso em: 30 out. 2009.
NAGLE, J. Educação e sociedade na primeira república. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1974.
NERY, A.C.B. Apropriação dos saberes pedagógicos pelos docentes nas revistas pedagógicas. In: Congresso Ibero-americano de História da Educação Latinoamericana, 7., Quito, Equador, 2005. Anais... Quito, Equador, 2005.
PERECIN, M.T.G. A educação pública no interior do Estado de São Paulo: Piracicaba como modelo de experiência pedagógica no estado de São Paulo durante a Primeira República. Revista Anual Histórias Piracicabanas Passado sem Poeira, Piracicaba, v.12, n.12, p.3-23, 2005.
REVISTA de Educação. Escola Normal de Piracicaba: tipografia Jornal de Piracicaba. v.I. III e III, 1921-1923. REVISTA de Educação. Jornal de Piracicaba. Piracicaba, 12 jun. 1921.
TANURI, L.M. O ensino normal no Estado de São Paulo (1890-1930). São Paulo: FEUSP, 1979.
VIDAL, D.G.; FARIA FILHO, L.M. Os tempos e os espaços escolares no processo de institucionalização da escola primária no Brasil. In: AS LENTES da história: estudos de história e historiografia da educação no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2005. p.41-71.