Liderança e gestão escolar: um olhar questionador sobre o conceito de liderança em educação na perspectiva filosófica de Espinosa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5829

Palavras-chave:

Afetividade, Gestão escolar, Liderança, Qualidade social

Resumo

O presente artigo tem como objetivo contribuir para a compreensão da qualificação da gestão escolar e do papel do diretor de escola, a partir do pressuposto de que todas as relações afetivas no coletivo escolar geram desdobramentos que podem aproximar as comunidades da conquista da qualidade social da educação. Foram retomados os conceitos da filosofia de Baruch de Spinoza, especialmente a teoria dos afetos; o debate sobre a gestão escolar, na perspectiva sociológica da crítica ao neoliberalismo e a discussão que tenta estabelecer o conceito de qualidade social da educação, entendida como a promoção da aprendizagem e do desenvolvimento do ser humano na sua integralidade. Conclui-se que a liderança na escola pública é garantidora de direitos e deve possibilitar que os alunos exerçam um papel ativo na sociedade e, portanto, a atuação do diretor, enquanto liderança na gestão escolar, não encontra similaridade com as abordagens teóricas de liderança utilizadas como embasamento aos modelos de gestão empresarial.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanja Ramos Vieira de Campos, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Adriano Caetano Rolindo, Universidade Estadual de Campinas

Faculdade de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação.

Referências

Abbagnano, N. Dicionário de Filosofia. 6. ed. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

Aguiar, W. M. J.; Ozella, S. Núcleos de significação como instrumento para a apreensão da constituição dos sentidos. Psicologia:

Ciência e Profissão, v. 26, n. 2, p. 222-245, 2006.

Alle-Aula. Apresentação: Grupo do Afeto. Campinas: Unicamp, c2021. Disponível em: https://www.alleaula.fe.unicamp.br/

grupos-de-pesquisas/grupo-do-afeto/apresentacao. Acesso em: 26 out. 2021.

Althusser, L. Ideologia e aparelhos ideológicos do Estado. 3. ed. Lisboa: Presença, 1980.

André, M. E. D. A. Estudo de caso: seu potencial na educação. Caderno de Pesquisa, v. 49, p. 51-54, 1984.

Arroyo, M. G. O direito à formação humana como referente da avaliação. In: De Sordi, M. R. L.; Varani, A.; Mendes, G. S. C. V. (org.). Qualidade(s) da escola pública: reinventando a avaliação como resistência. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017. p. 11-30.

Benjamin, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 2. ed. São Paulo: Editora Brasiliense, 1994. (Obras escolhidas, v. 1).

Chauí, M. Espinosa: uma filosofia de liberdade. São Paulo: Editora Moderna, 2005.

Clot, Y. Vygotski: para além da Psicologia Cognitiva. Pro-Posições, v. 17, n. 2, p. 19-30, 2006.

Damásio, A. Em busca de Espinosa: prazer e dor na ciência dos sentimentos. São Paulo: Cia das Letras, 2003.

Damásio, A. O erro de Descartes: emoção, razão e cérebro humano. São Paulo: Cia das Letras, 2012.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Ramos Vieira de Campos, V., & Caetano Rolindo, A. (2022). Liderança e gestão escolar: um olhar questionador sobre o conceito de liderança em educação na perspectiva filosófica de Espinosa. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5829

Edição

Seção

Artigos