Prancha de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (PCA) no contexto educacional: uma revisão integrativa

Autores

  • Adriana Branco Scorsato Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação https://orcid.org/0000-0002-3963-9819
  • Simone Infingardi Kruger Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação https://orcid.org/0000-0002-3324-0698
  • Loreane Batista de Lima Cequimel Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação https://orcid.org/0000-0002-7183-0007
  • Cristiano Miranda de Araújo Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação https://orcid.org/0000-0003-1325-4248
  • Ana Paula Berberian Universidade Tuiuti do Paraná, Faculdade de Ciências Biológicas e de Saúde, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação https://orcid.org/0000-0001-7176-7610

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5730

Palavras-chave:

Sistemas de comunicação alternativo e aumentativo, Prancha de comunicação alternativa, Tecnologia assistiva

Resumo

Diante da precária utilização da Prancha de Comunicação Alternativa nos diferentes níveis da formação escolar, torna-se necessário o implemento de pesquisas que promovam a ampliação e a efetividade de seu uso junto aos alunos com restrições de fala. O estudo objetivou analisar parte da produção do conhecimento científico acerca das concepções, finalidades e modos de construção da Prancha de Comunicação Alternativa. Trata-se de uma revisão integrativa de artigos publicados em periódicos indexados em bases de dados. A partir da aplicação de critérios de inclusão e exclusão foram selecionados 12 estudos que passaram a compor o corpus de análise. Quanto aos resultados, destaca-se que dos participantes envolvidos nas pesquisas, 50% eram professores e alunos; 25% eram professores, alunos e familiares; 8% eram apenas alunos e familiares; 8% eram alunos, professores e pesquisador e 8% eram só alunos. Com relação à faixa etária dos alunos, 83% dos participantes eram crianças, 18% eram adolescentes e 8% sem idade definida. Sessenta e seis por cento dos alunos estavam matriculados em escolas regulares e 33% em escolas especiais. Quanto à finalidade, o uso da Prancha de Comunicação Alternativa tinha como objetivo promover a interação/diálogo. Conclui-se que a crescente presença de alunos com oralidade restrita no contexto educacional evidencia a necessidade do implemento de estudos que contribuam para interações entre os diferentes profissionais envolvidos com os processos de ensino-aprendizagem.

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Publicado

2022-08-03

Como Citar

Scorsato, A. B., Infingardi Kruger, S., Cequimel, L. B. de L. ., Araújo, C. M. de ., & Berberian, A. P. (2022). Prancha de Comunicação Suplementar e/ou Alternativa (PCA) no contexto educacional: uma revisão integrativa. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–15. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5730

Edição

Seção

Artigos