Compreensão e atuação de professoras em situações de bullying e violência no ambiente escolar
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5441Palavras-chave:
Bullying, Educação., Escolas, Psicologia, Violência.Resumo
Trata-se de uma pesquisa qualitativa que objetivou descrever e analisar as intervenções adotadas por professoras em situações de bullying e violência no
ambiente escolar. Baseou-se na perspectiva histórico-
-cultural, que tem Vygotsky como seu principal autor.
Os dados foram coletados em duas escolas públicas de
um município de médio porte do interior do Estado do
Paraná e foi adicionada uma terceira escola no percurso. Em um primeiro momento, disponibilizamos um questionário com perguntas abertas para as escolas
contatadas e nove professoras o responderam. Dessas nove, após a leitura e análise de suas respostas,
cinco foram selecionadas para uma entrevista semiestruturada que visava a aprofundar os dados
obtidos no questionário. Concluiu-se que as professoras não têm um conhecimento abrangente do
fenômeno bullying, o que acarreta dificuldades das mais variadas no cotidiano escolar. Nesse sentido,
indica-se a necessidade urgente de maior qualificação das profissionais da educação e de uma práxis
coletiva assumida pelas instituições de ensino para que haja uma intervenção efetiva nesse contexto.
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