Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5411

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, MOOC, Moodle, Tutoria

Resumo

Este trabalho analisa o impacto de um programa de formação online em tutorias autorregulatórias constituído por um curso inicial e um curso avançado. Ambos os cursos surgiram como resposta à necessidade de formação de professores-tutores em Portugal. O programa de formação incluiu as orientações legais e as recomendações da literatura. Para avaliar o seu impacto, neste estudo participaram voluntariamente 180 professores. Sabendo que a formação de tutores (i.e., conhecimento declarativo), a perceção de autoeficácia e o compromisso afetivo para com o papel de tutor são preditores significativos da qualidade da função de tutor, essas variáveis foram analisadas no curso avançado. Como o curso inicial consiste numa primeira fase de formação, avaliou-se apenas o conhecimento declarativo. No fim dos cursos, encontrou-se um aumento estatisticamente significativo em todas as variáveis estudadas. O programa de formação contribuiu
positivamente para preparar os professores como tutores e poderá ser útil em outros contextos que pretendam implementar a tutoria em contexto educacional.

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Publicado

2022-05-09

Como Citar

Cunha, J., Oliveira Martins, J. A. ., Carvalho Santos Pereira, A. S. ., Oliveira Lopes, S. ., Fuentes Muñoz, S. ., & Sales Luís Fonseca Rosário, P. J. . (2022). Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor. Revista De Educação PUC-Campinas, 27, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5411

Edição

Seção

Artigos