Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5411

Palavras-chave:

Autorregulação da aprendizagem, MOOC, Moodle, Tutoria

Resumo

Este trabalho analisa o impacto de um programa de formação online em tutorias autorregulatórias constituído por um curso inicial e um curso avançado. Ambos os cursos surgiram como resposta à necessidade de formação de professores-tutores em Portugal. O programa de formação incluiu as orientações legais e as recomendações da literatura. Para avaliar o seu impacto, neste estudo participaram voluntariamente 180 professores. Sabendo que a formação de tutores (i.e., conhecimento declarativo), a perceção de autoeficácia e o compromisso afetivo para com o papel de tutor são preditores significativos da qualidade da função de tutor, essas variáveis foram analisadas no curso avançado. Como o curso inicial consiste numa primeira fase de formação, avaliou-se apenas o conhecimento declarativo. No fim dos cursos, encontrou-se um aumento estatisticamente significativo em todas as variáveis estudadas. O programa de formação contribuiu
positivamente para preparar os professores como tutores e poderá ser útil em outros contextos que pretendam implementar a tutoria em contexto educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ambrosetti, A. Are you ready to be a mentor? Preparing teachers for mentoring pre-service teachers. Australian Journal of Teacher Education, v. 39, n. 6, p. 30-42, 2014. https://doi.org/10.14221/ajte.2014v39n6.2

Askew, K. The influence of mentor training and support on academic mentor self-efficacy and relationship quality: from the

perspectives of adult volunteer mentors and middle school youth. 2006. Tese (Mestrado Artes em Educação) – University of

North Carolina, Chapel Hill, 2006.

Aspfors, J.; Fransson, G. Research on mentor education for mentors of newly qualified teachers: a qualitative meta-synthesis. Teaching and Teacher Education, v. 48, p. 75-86, 2015. https://doi.org/10.1016/j.tate.2015.02.004

Azevedo, N.; Nascimento, A. Modelo de tutoria: construção dialógica de sentido(s). Revista Interacções, v. 3, n. 7, p. 97-115, 2007.

Bandura, A. Perceived Self-Efficacy in cognitive development and functioning. Educational Psychologist, v. 28, n. 2, p. 117-148, 1993. https://doi.org/10.1207/s15326985ep2802_3

Bandura, A. Adolescent development from an agentic perspective. In: Pajares, F.; Urdan, T. (ed.). Self-efficacy beliefs of adolescents. Greenwich: Information Age Publishing, 2006. p. 1-43.

Boekaerts, M. Motivação para aprender. Suíça: Academia Internacional de Educação, 2002.

Burlew, L. D. Multiple mentor model: a conceptual framework. Journal of Career Development, v. 17, n. 3, p. 213-221, 1991. https://doi.org/10.1007/bf01322028

Cherian, J.; Jacob, J. Impact of self efficacy on motivation and performance of employees. International Journal of Business and Management, v. 8, n. 14, p. 80-88, 2013. https://doi.org/10.5539/ijbm.v8n14p80

Darling-Hammond, L. Assessing teacher education: the usefulness of multiple measures for assessing program outcomes. Journal of Teacher Education, v. 57, n. 2, p. 120-138, 2006. https://doi.org/10.1177/0022487105283796

DeBoer, J. et al. Changing “course”: reconceptualizing educational variables for massive open online courses. Educational Researcher, v. 43, n. 2, p. 74-84, 2014. https://doi.org/10.3102/0013189x14523038

Dignath, C.; Buettner, G.; Langfeldt, H.-P. How can primary school students learn self-regulated learning strategies most effectively? Educational Research Review, v. 3, n. 2, p. 101-129, 2008. https://doi.org/10.1016/j.edurev.2008.02.003

Direção-Geral da Educação. Processo de avaliação externa da aprendizagem – Provas Finais de Ciclo e Exames Nacionais 2013. Portugal: JNE, 2013. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/relatorio_anual-jne-2013_0.pdf. Acesso em: 7 out. 2017.

Direção-Geral da Educação. Processo de avaliação externa da aprendizagem – Provas Finais de Ciclo e Exames Nacionais 2015. Portugal: JNE, 2015. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/JNE/relatorio_anual-jne-2015_2.pdf. Acesso em: 7 out. 2017.

Downes, S. The quality of massive open online courses. In: Khan, B.; Ally, M. (ed.). International handbook of e-learning: theoretical perspectives and research. New York: Routledge, 2015. p. 65-78.

Dubois, D. L. et al. Effectiveness of mentoring programs for youth: a meta-analytic review. American Journal of Community Psychology, v. 30, n. 2, p. 157-197, 2002. https://doi.org/10.1023/a:1014628810714

Dubois, D. L. et al. How effective are mentoring programs for youth? a systematic assessment of the evidence. Psychological Science in the Public Interest, v. 12, n. 2, p. 57-91, 2011. https://doi.org/10.1177/1529100611414806

Eby, L.; Rhodes, J.; Allen, T. Definition and evolution of mentoring. In: Allen, T.; Eby, L. (ed.). The Blackwell handbook of mentoring: a multiple perspectives approach. London: Blackwell, 2007. p. 7-20.

Eller, L. S.; Lev, E. L.; Feurer, A. Key components of an effective mentoring relationship: a qualitative study. Nurse Education Today, v. 34, n. 5, p. 815-820, 2014. https://doi.org/10.1016/j.nedt.2013.07.020

Faria, A. R.; Reis, P. G. R.; Peralta, M. H. The impact of graduate training on teachers and schools-two case studies: graduate teachers’ perceptions. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 25, n. 94, p. 238-256, 2017. https://doi.org/10.1590/s0104-0362017000100009

Ferreira, A.; Félix, P.; Perdigão, R. Retenção escolar nos ensinos básico e secundário [Relatório técnico]. Lisboa: Conselho Nacional

de Educação, 2015.

Fredricks, J. A. et al. School Engagement: potential of the concept, state of the evidence. Review of Educational Research, v. 74, n. 1, p. 59-109, 2004. https://doi.org/10.3102/00346543074001059

Gazda, G. et al. Human relations development: a manual for educators. Boston: Allyn & Bacon, 2005.

Guo, Y. et al. Relations among preschool teachers’ self-efficacy, classroom quality, and children’s language and literacy gains. Teaching and Teacher Education, v. 26, n. 4, p. 1094-1103, 2010. https://doi.org/10.1016/j.tate.2009.11.005

Jiang, S.; Wang, C.; Weiss, D. J. Sample size requirements for estimation of item parameters in the multidimensional graded response model. Frontiers in Psychology, v. 7, p. 1-10, 2016. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2016.00109

Johnson, K. C.; Lampley, J. H. Mentoring at-risk middle school students. SRATE Journal, v. 19, n. 2, p. 64-69, 2010.

Keller, T. E. The stages and development of mentoring relationships. In: Dubois, D. L.; Karcher, M. J. (ed.). Handbook of youth mentoring. Thousand Oaks: Sage, 2005. p. 82-99.

Larose, S. Trajectories of mentors’ perceived self-efficacy during an academic mentoring experience: what they look like and what are their personal and experimental correlates? Mentoring & Tutoring: Partnership in Learning, v. 21, n. 2, p. 150-174, 2013. https://doi.org/10.1080/13611267.2013.813728

Lee, W.; Lee, M. J.; Bong, M. Testing interest and self-efficacy as predictors of academic self-regulation and achievement. Contemporary Educational Psychology, v. 39, n. 2, p. 86-99, 2014. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2014.02.002

Leite, T. O programa de formação dos mentores: conceção e planeamento. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 76, p. 459-480, 2012. https://doi.org/10.1590/s0104-40362012000300003

Lejonberg, E.; Christophersen, K. A. School-based mentors’ affective commitment to the mentor role: role clarity, self-efficacy, mentor education and mentor experience as antecedents. International Journal of Evidence Based Coaching and Mentoring, v. 13, n. 2, p. 45-63, 2015.

Lejonberg, E.; Elstad, E.; Christophersen, K. A. Mentor education: challenging mentors’ beliefs about mentoring. International Journal of Mentoring and Coaching in Education, v. 4, n. 2, p. 142-158, 2015. https://doi.org/10.1108/ijmce-10-2014-0034

Meyer, J. P. et al. Affective, continuance, and normative commitment to the organization: a meta-analysis of antecedents, correlates, and consequences. Journal of Vocational Behavior, v. 61, n. 1, p. 20-52, 2002. https://doi.org/10.1006/jvbe.2001.1842

Moreno-Candil, D.; Garza, M. A pilot study of the impact of the Peraj mentoring program on school dropout risk of Mexican children. Journal of Community Psychology, v. 45, n. 3, p. 315-332, 2017. https://doi.org/10.1002/jcop.21849

Núñez, J. et al. A longitudinal assessment of the effectiveness of a school-based mentoring program in middle school. Contemporary Educational Psychology, v. 38, p. 11-21, 2013. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2012.10.002

Organisation for Economic Cooperation and Development. PISA 2015: results in focus. [S. l.]: OECD, 2016. Disponível em: https:// www.oecd.org/pisa/pisa-2015-results-in-focus.pdf. Acesso em: 5 out. 2017.

Parra, G. R. et al. Mentoring relationships for youth: investigation of a process-oriented model. Journal of Community Psychology, v. 30, n. 4, p. 367-388, 2002. https://doi.org/10.1002/jcop.10016

Portugal. Secretária de Estado Adjunta e da Educação. Despacho Normativo nº 4-A/2016, de 16 junho de 2016. Diário da República, n. 114, 16 junho 2016. Disponível em: https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/EEspecial/dn_4_a_2016.pdf.Acesso em: 1 set. 2016.

Reis, P.; Gonçalves, T. N.; Mesquita, L. A avaliação do período probatório de professores em Portugal: perspectivas de professores, mentores e gestores. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 76, p. 525-546, 2012. https://doi.org/10.1590/s0104-40362012000300006

Rhoades, L.; Eisenberger, R.; Armeli, S. Affective commitment to the organization: the contribution of perceived organizational support. Journal of Applied Psychology, v. 86, n. 5, p. 825-836, 2001. https://doi.org/10.1037/0021-9010.86.5.825

Rhodes, J. Older and wiser–mentoring relationships in childhood and adolescence. Journal of Primary Prevention, v. 14, p. 187-196, 1994. https://doi.org/10.1007/bf01324592

Riggs, I. M. The impact of training and induction activities upon mentors as indicated through measurement of mentor self-efficacy. California State University: San Bernardino, 2000.

Roberts, H. et al. Mentoring to reduce antisocial behaviour in childhood. BMJ: British Medical Journal, v. 328, n. 7438, p. 512-514, 2004. https://doi.org/10.1136/bmj.328.7438.512

Rosário, P. Aprendizagem: processo de conhecer, metaconhecer, aprender e resolver problemas. In: Veiga, F. (org.). Psicologia da educação: teoria, investigação e aplicação envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi Editores, 2013. p. 297-332.

Rosário, P. et al. Eficacia del programa “(Des)venturas de Testas” para la promoción de un enfoque profundo de estudio. Psicothema, v. 22, n. 4, p. 828-834, 2010.

Rosário, P. et al. Promoting Gypsy children school engagement: a story-tool project to enhance self-regulated learning. Contemporary Educational Psychology, v. 47, p. 84-94, 2016. https://doi.org/10.1016/j.cedpsych.2015.11.005

Rowley, J. B. The good mentor. Educational Leadership, v. 56, n. 8, p. 20-22, 1999.

Silva, A.; Andriola, W. Uso de equações estruturais para validar um modelo explicativo da relação entre domínio tecnológico, interação e aprendizagem colaborativa na educação à distância (EaD). Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, v. 20, n. 75, p. 373-396, 2012. https://doi.org/10.1590/s0104-40362012000200008

Somers, C. L.; Wang, D.; Piliawsky, M. Effectiveness of a combined tutoring and mentoring intervention with ninth-grade, urban black adolescents. Journal of Applied School Psychology, v. 32, n. 3, p. 199-213, 2016. https://doi.org/10.1080/15377903.2015.1136719

Topping, K. Tutoria. Suíça: Academia Internacional de Educação, 2000.

Zachary, L. J. The role of teacher as mentor. New Directions for Adult and Continuing Education, v. 2002, n. 93, p. 27-38, 2002. https://doi.org/10.1002/ace.47

Downloads

Publicado

2022-05-09

Como Citar

Cunha, J., Oliveira Martins, J. A. ., Carvalho Santos Pereira, A. S. ., Oliveira Lopes, S. ., Fuentes Muñoz, S. ., & Sales Luís Fonseca Rosário, P. J. . (2022). Programa de formação online em tutorias autorregulatórias: impacto em variáveis do tutor. Revista De Educação PUC-Campinas, 27. https://doi.org/10.24220/2318-0870v27e2022a5411