O que pode a escola pública diante das desigualdades?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5328

Palavras-chave:

Conhecimento poderoso, Desigualdades, Direito à educação, Emancipação, Escola pública.

Resumo

 Este artigo objetiva problematizar a função social da escola pública no enfrentamento da desigualdade, compreendida como uma categoria estrutural para o entendimento da sociedade brasileira e possuidora de expressões em diferentes campos, razão pela qual se caracteriza como sendo de natureza multideterminada. Sua existência e permanência foram abordadas em uma de suas formas fundamentais – a educacional –, elencando-se as desigualdades educativas no escopo da desigualdade como marcador estrutural. Realizou-se um breve percurso histórico do papel da escola pública, evidenciando como os modos de escolarização possuem uma relação direta e explícita com políticas educacionais forjadas nacional e internacionalmente, além de destacar os desafios que permitem formular um diagnóstico do quadro histórico atual em matéria educativa. Evidenciou-se que a desigualdade escolar, atrelada a um projeto político, além de ser o resultado da ineficácia das políticas públicas, é, também, o produto dessas. Em face dessas contingências, foram aventados alguns desdobramentos responsivos da escola em face, sobretudo, do currículo e da formação de professores. Em termos metodológicos, trata-se de uma pesquisa bibliográfica de caráter conceitual, que problematiza a desigualdade como conceito multidimensional. A referência teórica, embasada em uma perspectiva crítico-transformadora, com o auxílio de uma sociologia crítica, buscou uma aproximação com orientações que vislumbram a superação das desigualdades escolares.

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Biografia do Autor

Maria Isabel de Almeida, Universidade de São Paulo

Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Av. da Universidade, 308, Butantã, 05508-040, São Paulo, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: M.I. ALMEIDA. E-mail: <mialmei@usp.br>.

Claudia Dourado de Salces, Prefeitura Municipal de Valinhos

Prefeitura Municipal de Valinhos, Secretaria da Educação. Valinhos, SP, Brasil.

Tiago Rufino Fernandes, Prefeitura Municipal de Guarulhos

Prefeitura Municipal de Guarulhos, Secretaria da Educação. Guarulhos, SP, Brasil.

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Publicado

2021-11-09

Como Citar

Almeida, M. I. de, Salces, C. D. de, & Fernandes, T. R. (2021). O que pode a escola pública diante das desigualdades? . Revista De Educação PUC-Campinas, 26, 1–18. https://doi.org/10.24220/2318-0870v26e2021a5328