Educação Infantil e alfabetização: o debate sobre o lugar da atividade de brincar | Childhood education and literacy: The discussion about the activity of playing

Autores

  • Maria de Nazareth Fernandes Martins Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Educação. http://orcid.org/0000-0001-7486-888X
  • Maria Vilani Cosme de Carvalho Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Educação.

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4935

Palavras-chave:

Alfabetização. Atividade de brincar. Desenvolvimento infantil. Educação Infantil. Prática pedagógica.

Resumo

Pensar sobre a Educação Infantil no Brasil sem discutir o processo de alfabetização de crianças é negar a realidade que constitui essa etapa de ensino. Do mesmo modo, negar que o brincar é a atividade-guia da criança é continuar na aparência do processo de desenvolvimento infantil. A questão essencial a se considerar é sobre o desenvolvimento da criança como ser social e suas relações com o processo educativo que objetiva apenas alfabetizá-la. Para compreender essa realidade da Educação Infantil, em especial a ofertada pelo ensino público brasileiro, este artigo tem o objetivo de explicitar as relações entre a Educação Infantil que visa alfabetizar e a que almeja desenvolver a criança em suas máximas potencialidades. Para isso, os argumentos teóricos estão fundamentados no Materialismo Histórico Dialético e na Psicologia Histórico-Cultural, e os empíricos são oriundos da pesquisa-formação desenvolvida em nível de doutorado. As narrativas foram produzidas por três professoras da rede pública municipal de Teresina (PI) por meio dos instrumentos/técnicas de produção dos dados, a Entrevista Reflexiva Coletiva, o Memorial Reflexivo do Processo Formativo e as Cartas Pedagógicas, e interpretadas fazendo uso do procedimento analítico Núcleos de Significação. As narrativas evidenciaram e materializaram diferentes significações relacionadas à prática pedagógica, que oscilavam entre o uso da atividade de brincar como estratégia de ensino e da tomada de consciência sobre as limitações da prática pedagógica que objetiva apenas concretizar o processo de alfabetização.

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Biografia do Autor

Maria de Nazareth Fernandes Martins, Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Educação.

Departamento de Métodos e Técnicas da Educação, Centro de Ciências da Educação

Maria Vilani Cosme de Carvalho, Universidade Federal do Piauí, Centro de Ciências da Educação, Departamento de Métodos e Técnicas da Educação.

Departamento de Métodos e Técnicas da Educação, Centro de Ciências da Educação

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Publicado

2020-12-10

Como Citar

Fernandes Martins, M. de N., & Cosme de Carvalho, M. V. (2020). Educação Infantil e alfabetização: o debate sobre o lugar da atividade de brincar | Childhood education and literacy: The discussion about the activity of playing. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–18. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4935

Edição

Seção

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas