Práticas de alfabetização e letramento com o livro infantil: ensinando com os “Dois Chapéus Vermelhinhos” | Basic literacy and literacy practices with a children’s book: Teaching with “Dois Chapéus Vermelhinhos”
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4917Palavras-chave:
Alfabetização. Ensino. Letramento. Livro infantil.Resumo
Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado e configura-se como um estudo de caso, de abordagem qualitativa. Tem como objetivo analisar uma proposta de ensino para a alfabetização e para o letramento de uma turma de 3º ano do Ensino Fundamental. A proposta, elaborada a partir da obra “Dois Chapéus Vermelhinhos”, escrita por Ronaldo Simões Coelho e ilustrada por Humberto Guimarães, desenvolveu-se no período de quatro dias. As aulas foram observadas, e, como instrumentos de coleta de dados, foi usado o diário de campo, além do registro fotográfico. O referencial teórico que norteia as análises do trabalho se refere aos processos de alfabetização e de letramento. Constatou-se que o livro infantil, com seu potencial textual, pode ser um instrumento significativo para o ensino da leitura e da escrita. Além disso, pode fornecer subsídio para o desenvolvimento de atividades que envolvem gêneros textuais de forma contextualizada. Por fim, compreende-se o livro infantil como uma ferramenta que pode vir a colaborar com os processos de alfabetização e de letramento.
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