Tempo de travessia: narrativas da trajetória de uma professora alfabetizadora | Crossing time: Narratives of a literacy teacher’s trajectory

Autores

  • Dania Monteiro Vieira Costa Universidade Federal do Espírito, Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação. http://orcid.org/0000-0003-1840-1614
  • Alzenira Barcelos Monteiro Universidade Federal do Espírito, Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação http://orcid.org/0000-0003-3637-7478

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4858

Palavras-chave:

Alfabetização. Evento. Narrativa.

Resumo

O artigo apresenta a história acadêmica e profissional de uma professora que trabalhou durante muitos anos em classes de alfabetização na rede pública municipal de ensino em Vila Velha (ES). Propõe, a partir de narrativas, desenvolver uma compreensão ativa e responsiva a respeito das transformações pelas quais passou a professora em relação às políticas, especialmente em relação aos programas de formação continuada de professores alfabetizadores, organizados no âmbito educacional, sob a justificativa de que minimizariam os problemas de aprendizagem das crianças que frequentavam/frequentam as salas de aula de alfabetização. Utiliza a abordagem qualitativa de pesquisa por meio da narrativa como fonte e método de investigação científica. Fundamenta-se na perspectiva bakhtiniana de linguagem, especificamente na noção de evento, que evidencia o ser no mundo a partir de uma consciência que se constitui na relação com o universo sociocultural. Conclui que o processo de compreensão ativa e responsiva por meio da escrita-evento, que se dá no ato de narrar sua história profissional em um processo de reflexão e diálogo, pode contribuir para a constituição do professor/sujeito de seu trabalho à medida em que desenvolve um posicionamento fundamentado em análises críticas sobre o fazer do processo ensinoaprendizagem com vistas à tomada de decisões, tendo como foco a criatividade e a inventividade que envolvem os atores do ato educativo.

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Biografia do Autor

Dania Monteiro Vieira Costa, Universidade Federal do Espírito, Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação.

Professora da área de aalfabetização do departamento de Linguagens , Cultura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Alzenira Barcelos Monteiro, Universidade Federal do Espírito, Departamento de Linguagens, Cultura e Educação, Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação

Mestranda  do  Programa de Pós-graduação de Mestrado Profissional em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo

Professora da Rede Pública Municipal de Ensino de  Vila Velha

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Publicado

2020-11-12

Como Citar

Costa, D. M. V., & Monteiro, A. B. (2020). Tempo de travessia: narrativas da trajetória de uma professora alfabetizadora | Crossing time: Narratives of a literacy teacher’s trajectory. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–12. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4858

Edição

Seção

Alfabetização e processo de apropriação da língua materna: políticas, formação de professores e práticas pedagógicas