Sentido pessoal e atividade docente pela Psicologia Histórico-Cultural | Personal sense and teaching activity of Historic - Cultural Psychology
DOI:
https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4611Palavras-chave:
Educação. Ensino. Professor. Psicologia.Resumo
Nesta pesquisa objetivou-se compreender o processo de atribuição de sentido pessoal à atividade docente de professoras da Educação Básica. A Psicologia Histórico- -Cultural figura como referência teórica dessa investigação, fornecendo subsídios para o estudo da constituição do humano por meio da cultura e das relações sociais. Como metodologia, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas realizadas individualmente com três docentes, juntamente com observação e acompanhamento de seus cotidianos de trabalho. O intuito foi compreender o sentido pessoal atribuído à atividade docente estudando o modo como o professor organiza seu trabalho, como compreende seu papel junto à educação, seus alunos e colegas de trabalho, dentre outros fatores relacionados com sua atividade. Diante desta investigação, obteve-se como resultado o sentido pessoal atribuído pelas professoras relacionando-se majoritariamente com a particularidade de suas atuações, ou seja, com o dia a dia escolar. Depreendeu-se que as ações de ensino elaboradas e desenvolvidas pelo docente devem se pautar no sentido pessoal que corresponda à humanização dos sujeitos e à apropriação de conhecimento, ampliando a finalidade da Educação Escolar. Por fim, investigar o sentido pessoal atribuído à atividade docente endossa os estudos para buscar a superação de uma educação construída baseada apenas nas demandas do cotidiano, imediatas, voltando-se para a transformação da realidade e das condições limitadoras do desenvolvimento docente.
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