Ensino Médio em tempo integral: uma aposta na qualidade de ensino? | Full-time high school: A bet on teaching quality?

Autores

  • Flavia Goncalves da Silva UNIRIO
  • Elisangela da Silva Bernado UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4574

Palavras-chave:

Educação Integral. Ensino Médio. Gestão Escolar. Qualidade Educacional.

Resumo

Este artigo se propõe a discutir as principais legislações concernentes ao Ensino Médio no Brasil do século XXI, com prioridade nas legislações e políticas públicas que têm como foco a Educação Integral e(m) Tempo Integral na perspectiva de aumento da qualidade educacional. O Programa Ensino Médio Inovador criado pela Portaria n°971 de 2009, no contexto da implementação das ações voltadas ao Plano
de Desenvolvimento da Educação, incentivou a criação do Ensino Médio Inovador por parte da Secretaria de Estado de Educação do Estado do Rio de Janeiro, sendo este estado o objeto de estudo. A pesquisa é de cunho qualitativo. Apoiada na análise documental, ela contempla os documentos orientadores do Programa Ensino Médio Inovador e do Ensino Médio Inovador e suas normativas legais. Os referenciais teóricos utilizados foram Amaral e Oliveira, Cavaliere, Cury, Dourado e Oliveira, Coelho e Hora, entre outros autores que contribuíram para o entendimento sobre qualidade da educação e Ensino Médio. Com esse referencial, realizou-se uma investigação empírica em uma escola pública na região metropolitana do estado do Rio de Janeiro junto aos gestores escolares. Como achados da pesquisa, há ganhos qualitativos em fatores essenciais como a gestão escolar, as condições docente e discente e a melhoria da estrutura física e dos recursos pedagógicos. Também desafios foram apontados na execução dessa política no estado do Rio de Janeiro, como a crise financeira que atingiu o estado em 2016, ocasionando uma descontinuidade do projeto original.

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Biografia do Autor

Flavia Goncalves da Silva, UNIRIO

Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na linha de Pesquisa: Políticas, História e Cultura em Educação. Concluiu MBA em Gestão Empreendedora pela Universidade Federal Fluminense(UFF), em 2014. Aperfeiçoou-se em Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora(UFJF), em 2007. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em 2004. Iniciou atrajetória de trabalho nos Centros Integrados de Educação Pública(CIEPs), no Estado do Rio de Janeiro,em 1994, atuando em escolas em regime de tempo integral como docente das séries iniciais, permanecendo até o ano de 2005. ɠservidora pública da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.Tem experiência na área de Coordenação Pedagógica e Gestão. Atua como gestora pública em unidades escolares desde 2003. Mediadora pedagógica do Consórcio CEDERJ, da disciplina Dinâmica e Organização Escolar. Integrante do Núcleo de Estudos - Tempos, Espaços e Educação Integral (NEEPHI/UNIRIO) e do Grupo de Pesquisa Políticas, Gestão e Financiamento em Educação(UNIRIO).

Elisangela da Silva Bernado, UNIRIO

Profa. Dra. Elisangela da Silva BernadoCoordenadora do Mestrado em Educação/PPGEduProfessora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Educação e da Escola de Educação
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO
Centro de Ciências Humanas e Sociais - CCHDepartamento de Fundamentos da EducaçãoAv. Pasteur, 458 - Urca - CEP 22290-240http://www.unirio.brLíder do Grupo de Pesquisa "Políticas, Gestão e Financiamento em Educação"

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Publicado

2020-02-13

Como Citar

Silva, F. G. da, & Bernado, E. da S. (2020). Ensino Médio em tempo integral: uma aposta na qualidade de ensino? | Full-time high school: A bet on teaching quality?. Revista De Educação PUC-Campinas, 25, 1–16. https://doi.org/10.24220/2318-0870v25e2020a4574

Edição

Seção

O Ensino Médio no Brasil: quais possíveis rumos?