Galhos e pernas
uma reflexão crítica sobre um projeto de reconstrução da escola pública
Resumo
A primeira coisa que salta aos olhos do professor da rede pública é a quantidade de investimentos materializados nas escolas na formade tecnologia educacional - kit tecnológico (antena parabólica, vídeo cassete e televisores, além da promessa de computadores), do Programa Nacional do Livro Didático, Parâ-metros curriculares nacionais, etc.
Downloads
Referências
APPLE, Michael W .Conhecimento Oficial: Educação Democrática numa Era Conservadora. Petrópolis: Vozes, 1997.
CHAUI, Marilena. O Que é Ideologia. São Paulo: Brasiliense, 1980.
DICKEL, Adriana. O esforço coletivo de reapropriação do trabalho docente na trajetória de um grupo de professores municipais
de periferia; um projeto em construção. Campinas: Faculdade de Educação da UNICAMP (Dissertação de Mestrado), 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
GENTILI, Pablo. Escola SA . São Paulo: CNTE. 1996.
GERALDI, Corinta M.G. A produção do ensino e da pesquisa em educação; um estudo sobre o trabalho docente no Curso de Pedagogia - FE/UNICAMP. Campinas : Faculdade de Educação - UNICAMP (Tese, Doutorado em Educação), 1993.
GIROUX, H. e McLAREN, P. Formação do professor como esfera contrapública: a pedagogia radical como uma forma de política
cultural. In. SILVA e MOREIRA (org.) Currículo, cultura e sociedade.São Paulo: Cortez, p.125-54, 1994.
MIRANDA, Carlos E. A. O que estamos vendo? Um estudo sobre imagem e educação na era da reprodutividade técnica. Campinas: Faculdade de Educação - UNICAMP (Dissertação de Mestrado), 1996.