O discurso do professor do ciclo básico sobre sua prática pedagógica cotidiana

Autores

  • Mara Villas Boas de Carvalho

Palavras-chave:

prática pedagógica, ciclos básico e profissionalizante, projeto pedagógico

Resumo

A autora objetiva discutir as questões que envolvem a prática do ensino do professor universitário, considerando a situação atual do ensino no contexto da Universidade. O texto teve como objetivo central problematizar a relação entre o Ciclo Básico e o Ciclo Profissinalizante em dois cursos da área da Saúde: o curso de Enfermagem e o curso de Medicina. Reconhecendo a inesgotável importância de superar a fragmentação que penaliza a formação universitária, optou-se por um estudo que envolveu entrevistas com docentes que ministram aulas simultaneamente nos dois cursos, e foram analisados dentro de uma perspectiva hermenêutica-dialética. Concluiu-se que é urgente repensar a estrutura da organização Universitária, redimensionando as funções dos Departamentos de modo a favorecer a integração indispensável à formação profissional de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AVANCINI, Marta. Evasão em Universidade Pública é de 40%. Folha de S. Paulo: São Paulo. 1998.

CUNHA, Maria Isabel da. et. alli. Decisões pedagógicas dos professores e as estruturas de poder no campo profissional: o caso de três cursos de graduação da UFPEL. Revista de Educação, p.91-109, n.3, Pelotas, dez. 1994.

CUNHA, Maria Isabel da. O Bom Professor e sua Prática. 2. ed. Campinas, SP: Papirus, 1992.

FAZENDA lvani Catarina A. Interdisciplinaridade um projeto em parceria. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1995.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia Saberes necessários à prática educativa. 5.ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. & SHOR. Medo e Ousadia: O Cotidiano do Professor. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LUCKESI Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem escolar: apontamentos sobre a Pedagogia do Exame. Técnica Educação: Rio de Janeiro - V.20 (101 ): 82-86, jul./ago. 1991.

MASETTO, Marcos Tarciso. Aulas Vivas. São Paulo: MG Editores Associados, 1992. Tese (Livre Docência em Educação), Faculdade de Educação da USP.

PAOLI, Niuvenius J. Para repensar a Universidade e a Pós-Graduação. Ensino Superior Brasileiro Transformações e Perspectivas. São Paulo: Editora Brasiliense, 1989.

SNYDERS, Georges. Feliz na Universidade: estudo a partir de algumas bibliografias. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.

SORDI, Mara Regina Lemes De. A Prática de Avaliação do Ensino Superior: uma experiência na Enfermagem. São Paulo: Cortez; Campinas: PUC-Campinas 1995.

Downloads

Publicado

2000-12-31

Como Citar

Carvalho, M. V. B. de. (2000). O discurso do professor do ciclo básico sobre sua prática pedagógica cotidiana. Revista De Educação PUC-Campinas, (9). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/410

Edição

Seção

Artigos