O currículo integrado do curso de Enfermagem da FAMEMA: implementação a metodologia problematizadora de ensino

Autores

  • Mara Quaglio Chirelli
  • Maria Cristina Guimarães da Costa

Palavras-chave:

ensino de enfermagem, currículo integrado, metodologia problematizadora

Resumo

Este trabalho tem o objetivo de apresentar o novo currículo do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA). O processo de repensar o modelo pedagógico do nosso curso começou em 1993, impulsionado pelos princípios do ideário do Projeto UNI-Marília, financiado pela Fundação Kellogg. As atividades iniciaram-se pela capacitação pedagógica dos docentes, tendo como resultado a apreensão e escolha da metodologia da problematização. Entendemos que a mudança pedagógica está diretamente relacionada às questões filosóficas e não apenas às alterações de estratégias didáticas, bem como que a reestruturação do currículo deva ser realizada coletivamente. No 1º semestre de 1997, trabalhamos na construção do documento que explicita a base do currículo, sendo composto de: histórico do curso, proposta pedagógica­ fundamentos filosóficos, psicológicos e sócio-culturais do currículo, perfil do enfermeiro, objetivos educacionais do curso e a metodologia problematizadora. A partir deste documento. construímos a rede explicativa dos conteúdos, a delimitação das unidades educacionais e os desempenhos esperados em cada uma dessas. O currículo tem 22 unidades educacionais, está construído de forma integrada tendo como eixos norteadores a interdisciplinariedade, a parceria entre ensino/ serviço/comunidade e o trabalho em grupo/equipe multiprofissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AUSUBEL,D.P.; NOVAK, J.D.; HANESIAN, H. Psicologia educacional. Rio de Janeiro: Ed. lnteramericana. 1980.

BORDENAVE, J.D.; PEREIRA, A.M. Estratégias de ensino-aprendizagem. 13. ed. Petrópolis: Vozes, 1993.

BRASIL. Leis, direitos, etc. Portaria nº 1721 que dispões sobre currículo mínimo e duração do curso de Enfermagem. Diário Oficial da União. Seção 1, nº 238, de 16 de dezembro, 1994 p.19801-2.

CHIRELLl,M. Q.(coord.). SIQUEIRA JUNIOR, A.C.; HAMAMOTO, C.G.; NUNES, C.R.R.; MAZZETTO,F.M.C.; FRACOLL l,L.A.; MORAES, M.A.A. de; MARIM,M.J.S .. Currículo do Curso de Enfermagem da FAMEMA. Grupo de Redação. Marília, Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem.1997A.

CHIRELLI, M. Q. (coord.) MICHELONI, A.P.C.; SANTOS,I.F.; CARDOSO,C.P.; FRACOLLI, L.A.; BRACCIALLI, LA.D.; LALUNA,M.C.C.; COSTA, M.C.G. da; MARIM, M.J.S.; ROSA, R.S.L. da; TONHOM, S.F. da. Grade Curricular do Curso de Enfermagem-FAMEMA. Marília, Faculdade de Medicina de Marília, Curso de Enfermagem. 19978.

COSTA,M.C.G; FRACOLLI, L.A.; HAMAMOTO, C.G.; LALUNA, M.C .. M.C.; MICHELONE, A.P.C.; MAZZETTO, F.M.C. Perfil do enfer­meiro egresso do Curso de Enfermagem da Faculdade de Medicina de Marília. Marília, 1996 (Digitado).

KISIL,M. Uma estratégia para a reforma sanitária: a iniciativa UNI. Divulgação em Saúde para Debate. n.12, p. 5-14, julho1996.

LIBÂNEO,J.C. Didática. 6.ed. São Paulo: Cortez,1994.

Downloads

Publicado

2000-12-31

Como Citar

Chirelli, M. Q., & Costa, M. C. G. da. (2000). O currículo integrado do curso de Enfermagem da FAMEMA: implementação a metodologia problematizadora de ensino. Revista De Educação PUC-Campinas, (9). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/404

Edição

Seção

Artigos