Segunda licenciatura em dança do PARFOR: da cidadania consentida à cidadania negada / Second undergratuate dancing degree from PARFOR: Accepted citizenship, denied citizenship

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3665

Palavras-chave:

Formação continuada, Investigação qualitativa, Políticas de formação, Profissionais da educação

Resumo

Este artigo é resultante de duas pesquisas matrizes de abrangência nacional e da Região Centro-Oeste, financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Os impactos das políticas emergenciais de formação de professores constituem seu objeto. São políticas fomentadas pela Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do Ensino Superior, via Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Decreto nº 6.755/2009). Os planos estratégicos de formação de professores dos sistemas estaduais e distrital de ensino são elaborados e implementados pelos Fóruns Permanentes de Apoio à Formação Docente. Neste artigo faz-se um recorte das pesquisas matrizes para enfocar a Segunda Licenciatura em Dança, em curso de formação continuada ministrado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-Campus Brasília. O objetivo foi avaliar o curso, com submissão de questionários aos egressos de 2013. O método de investigação é o materialismo histórico dialético, com abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa participante e análise comparativa de dados de duas pesquisas com o mesmo objeto: uma pesquisa oficial feita pela Secretaria de Educação do Distrito Federal, e outra coordenada pela Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação. Os resultados revelam que, embora a investigação oficial seja otimista quanto à qualidade do curso cidadania - consentida -, a pesquisa não oficial detectou fragilidades que desvelam a cidadania negada aos professores cursistas.

Palavras-chave: Formação continuada. Investigação qualitativa. Políticas de formação. Profissionais da educação.

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Biografia do Autor

Iria Brzezinski, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Professora Titular da Pontifícia Universidade Católica de Goiás-PUC Goiás Escola de Formação de Professores e Humanidades da PUC Goiás Programa de Pós-Graduação em Educação  Área de atuação: Educação e Sociologia

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Publicado

2017-06-08

Como Citar

Brzezinski, I. (2017). Segunda licenciatura em dança do PARFOR: da cidadania consentida à cidadania negada / Second undergratuate dancing degree from PARFOR: Accepted citizenship, denied citizenship. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(2), 255–268. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n2a3665

Edição

Seção

Seção Temática: Formação de Professores: desafios e perspectivas