O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar / The professional master’s degree in mathematics according to Bourdieu’s theory: Tension between academic mathematics and school mathematics

Autores

  • José Vilani de Farias Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Denise Silva Vilela Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519

Palavras-chave:

Campo científico, Formação de professores, Matemática acadêmica e escolar, Mestrado profissional

Resumo

O objeto de análise deste artigo é o curso de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional, PROFMAT, especificamente quanto à sua matriz curricular nas três diferentes versões que se sucederam à sua implantação, em 2010, até o ano de 2012. Este estudo justifica-se pela dimensão e abrangência do referido curso. Os documentos de pesquisa, constituídos pelas versões da matriz curricular, serão analisados à luz da teoria sociológica de Bourdieu, da qual se destacam para esta análise os conceitos de habitus, capital e campo. Buscar-se-á delinear o campo da matemática no âmbito desse Programa a fim de entender o que Bourdieu chama de estratégias de reprodução das relações hierárquicas – nesse caso, entre a prática matemática dos matemáticos e a prática matemática dos professores no âmbito da escola –, assim como as estratégias de conservação e legitimação de um modo de fazer matemática. Nesse sentido, serão enfatizados aspectos que aproximam ou afastam o Programa do que preconizam as recentes pesquisas a respeito da formação docente.

Palavras-chave: Campo científico. Formação de professores. Matemática acadêmica e escolar. Mestrado profissional.

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Biografia do Autor

José Vilani de Farias, Universidade Federal Rural do Semiárido

Universidade Federal Rural do Semiárido, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. BR 405, Km 154, Bairro Chico Cajá,
59900-000, Pau dos Ferros, RN, Brasil. Correspondência para/Correspondence to: J.V. FARIAS. E-mail: <vilanif@yahoo.com.br>.

Denise Silva Vilela, Universidade Federal de São Carlos

Universidade Federal de São Carlos, Centro de Educação e Ciências Humanas, Departamento de Metodologia de Ensino. São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2017-03-15

Como Citar

de Farias, J. V., & Vilela, D. S. (2017). O curso de mestrado profissional em matemática em rede nacional à luz da teoria de Bourdieu: tensões entre matemática acadêmica e matemática escolar / The professional master’s degree in mathematics according to Bourdieu’s theory: Tension between academic mathematics and school mathematics. Revista De Educação PUC-Campinas, 22(1), 109–129. https://doi.org/10.24220/2318-0870v22n1a3519