O perfil de alunos da área de ciências exatas e engenharias e a qualidade de ensino

Autores

  • Elizabeth Adorno de Araújo

Palavras-chave:

Ensino superior de Engenharia, Perfil do Ingressante, Qualidade de Ensino

Resumo

Este trabalho teve por objetivo a reflexão sobre aspectos pertinentes ao perfil do aluno ingressante na Área de Exatas e de Engenharias. Foram realizadas entrevistas com professores/pesquisadores eminentes da Área e uma pesquisa junto a 617 alunos ingressantes em 2001 na PUC-Campinas. As declarações dos entrevistados em relação à questão do perfil dos alunos ao ingressarem na universidade foram categorizadas em dois tipos de respostas: as que, de algum modo, afirmam que os alunos estão despreparados, e as que discordam desta afirmação. As entrevistas realizadas apontam para a necessidade das Universidades promoverem a homogeneização dos conhecimentos através de programas especiais; programas com o objetivo de cumprir um papel de formar profissionais mais qualificados. Os entrevistados atribuem importância à uma sólida formação de conceitos básicos. A análise da pesquisa junto aos alunos ingressantes mostrou um quadro diferenciado entre os diversos cursos, tanto em relação às características individuais dos alunos, quanto em relação à formação anterior dos sujeitos, à percepção do auto-desempenho, aos motivos da opção pelo curso, dentre outras variáveis analisadas. Os resultados sugerem a importância de investir em ações pedagógicas que atendam ao perfil do aluno traçado em cada curso.

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Publicado

2002-06-30

Como Citar

Araújo, E. A. de. (2002). O perfil de alunos da área de ciências exatas e engenharias e a qualidade de ensino. Revista De Educação PUC-Campinas, (12). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reveducacao/article/view/325

Edição

Seção

Artigos