O contexto do ensino, pesquisa e extensão na formação docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina

Autores

  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Julice Dias Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Lourival José Martins Filho Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2893

Palavras-chave:

Ensino de geografia, Ensino de pedagogia, Formação docente, Integração universidade - educação básica

Resumo

O objetivo do presente artigo é problematizar algumas questões relativas à formação de professores do curso de Pedagogia e de Geografia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina, tendo como princípio básico a tríade ensino, pesquisa e extensão. Trata-se de uma discussão teórica que tem como base a pesquisa bibliográfica e uma reflexão sobre as atividades desenvolvidas na promoção de uma formação que estabelece relações entre a universidade e a escola de educação básica. Para tanto, põem em destaque os projetos de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidos nesses dois cursos e que contribuem para desenvolver uma visão crítica da realidade, bem como uma leitura do contexto profissional em que esses professores atuarão. Mediante os aspectos elencados, apresenta-se a seguinte problemática: quais as possíveis contribuições dos projetos apresentados para a formação inicial dos licenciados em Geografia e Pedagogia da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina?

Palavras-chave: Ensino de geografia. Ensino de pedagogia. Formação docente. Integração universidade - educação básica.

 

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Biografia do Autor

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Geografia; Mestre em Educação; Doutora em Geografia; Professora da área do ensino de Geografia, supervisora de estágios do curso de Geografia Licenciatura da FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO – Laboratório de Estudos e Pesquisas de Educação em Geografia; membro do LABTATE/UFSC; Coordenadora PIBID Geografia da FAED/UDESC; Professora do curso de Pós-Graduação em Geografia da UFSC; Professora do curso de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC.

Julice Dias, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciada em Pedagogia; Mestre em Educação; Doutora em Educação. Professora da área da Educação Infantil; orientadora de estágio curricular supervisionado do curso de Pedagogia da FAED/UDESC; membro do GEDIN, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da FAED/UDESC.

Lourival José Martins Filho, Universidade do Estado de Santa Catarina

Licenciado em Pedagogia; Mestre em Educação; Doutor em Teologia; Professor da área de Didática e Prática de Ensino dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Orientador de estágios do curso de Pedagogia FAED/UDESC; Coordenador do NAPE – Núcleo de Apoio Pedagógico da UDESC; Coordenador PIBID curso de Pedagogia da FAED/UDESC; Professor do curso de Pedagogia e do Programa de Pós Graduação em Educação da FAED/UDESC.

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Publicado

2016-09-02

Como Citar

Martins, R. E. M. W., Dias, J., & Martins Filho, L. J. (2016). O contexto do ensino, pesquisa e extensão na formação docente na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Santa Catarina. Revista De Educação PUC-Campinas, 21(2), 243–254. https://doi.org/10.24220/2318-0870v21n2a2893